terça-feira, 1 de outubro de 2013

A origem da Alma Como surge a alma no ser humano? Será que Deus tem um “estoque de almas” no céu, e as faz encarnar em algum momento propício?


Entendemos que a alma humana não tem uma espécie de “pré-existência”. Ou seja, ela passa a existir justamente com o corpo. Mas ainda assim, precisamos identificar como acontece esse “surgimento” da alma. 
Há duas teorias principais que podem conter elementos verdadeiros: criacionismo e traducionismo.

A. O criacionismo
O criacionismo diz que cada alma é uma criação imediata de Deus. O momento dessa criação não se pode deduzir com certeza, mas é em algum momento na formação do feto. Segundo essa teoria a alma é uma “criatura pura” unida a um corpo depravado. Mas não significa que no momento da união a alma seja corrompida pelo contato com o corpo, e sim que a alma é criada juntamente com o corpo, na geração feita pelos pais, e então, é formada dentro da complexidade de pecado que pesa sobre toda a humanidade¹.

B. O traducionismo
A outra teoria, o traducionismo, diz que a alma é herdada dos pais. Ela é produzida juntamente com o corpo pela geração natura. Ambas as teorias encontram alguma base bíblica e é difícil escolher entre as duas.

Nos inclinamos um pouco mais para o traducionismo² por ele parecer refletir melhor o ensino da Gênesis. Deus teria soprado apenas em Adão a alma, e assim ela foi passando a todos os seus descendentes, que geralmente são vistos como estando nos “Lombos” dos Pais (Gn 46.26; Hb7.9,10). Quando a mulher foi criada, nada se fala da alma, o que pode significar que ela a herdou de Adão. O problema maior com o traducionismo é que ele parece fazer da alma um objeto que se divide, se originando da alma do pai, da mãe, ou de ambos. Talvez uma forma de sair desse problema seja dizer que nos surgimento da alma acontece tanto uma herança natural, quanto um ato criativo de Deus. Será que não podemos afirma isto também do próprio corpo humano? De certo modo o corpo é apenas o resultado de heranças genéticas, mas isto significa que Deus não participa ativamente da formação do corpo humano? O salmista disse: “...tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe” (Sl 139.13). Ele está descrevendo a maneira com Deus o formou dentro do ventre de sua mãe. Assim, dizemos que a alma é tanto o resultado dos pais. Como de uma espécie de herança dos pais, como de um ato criativo.

Nota:
¹ - Ver Louis Berkhof. Teologia Sistemática, Campinas: Luz Para o Caminho, 1992, p. 199.
² - Ao contrário de Berkhof (ver Louis Berkhof. Teologia Sistemártica, p. 201).

Autor: Leandro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário