A. A
origem da palavra do Grego.
O verbo que dá origem a palavra,
em grego, é METANOEO, e é definido assim:
1.
" ‘Se arrepender’ , incluindo as idéias de
reflexão, contemplação, e mudança de mente, pensamento, por exemplo, do
julgamento e do sentimento, sobre aspectos morais, com referencia particular ao
caráter e conduta do próprio penitente." 1
- "O verbo ‘METANOEO’ não deve restringir-se apenas à mera tristeza pelo pecado – o arrependimento no sentido de contrição; mas implica uma mudança de pontos de vista, de pensamento e de propósito, e uma conseqüente mudança da predisposição - arrependimento no sentido de conversão." 2
- " ‘mudar de idéia’ por
exemplo, ‘arrepender-se’..., de ter ofendido alguém..." 3
- "O arrependimento causa uma mudança na mente ... O arrependimento causa uma mudança nas afeições ... O arrependimento opera uma mudança na vida." 4
A. EXPLANAÇÕES
COMPLEMENTARES
1. A
Tristeza não é arrependimento. Muitos líderes religiosos dizem ao seus
seguidores que tristeza é arrependimento, mas não é!
Paulo diz que "a tristeza segundo Deus opera
arrependimento" (2 Cor. 7:10), por exemplo, a tristeza, segundo Deus,
"opera" ou "produz" arrependimento, mas não é
arrependimento!
- O terror judicial na consciência não é arrependimento. Muitos indivíduos, os quais foram apavorados pela exposição verdadeira de um julgamento pessoal e eterno, têm, mesmo assim, continuado no pecado e na rebeldia, tanto pela continuidade na sua auto justiça quanto pela rebeldia aberta.
Especialmente, esta é a verdade no caso dos
pecadores no seu leito de morte. Eles viveram suas vidas na rebelião contra o
Deus do Céu, mas o pensamento do: " temor de algo aterrorizante após a
morte, aquele temor do julgamento eterno que deverá passar sobre todos ... O
prospecto de responder pelas ações" 5 os causa muito terror de
consciência, mas isto é muito distante do arrependimento.
- Deixar de lado alguns pecados grosseiros não é arrependimento. Os Fariseus dos dias de Jesus não viveram abertamente contra a lei moral, mas seus corações foram corruptos.
Note o julgamento de Jesus contra eles: "Ai
de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros
caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão
cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." 6
- A penitência não é
arrependimento. A definição desta palavra dará condições a determinar
que penitência não é arrependimento. "O sofrimento, a labuta ou a dor
que alguém voluntariamente se sujeita, ou ao qual é imposta pela
autoridade como punição de suas faltas, ou como uma expressão de
penitência; tais como: o jejum, flagelação, acorrentamento, etc. "A
‘penitência’ é um dos sete sacramentos da Igreja Romana." 7
II.
O ARREPENDIMENTO É, PRIMEIRAMENTE, PARA COM
DEUS.
O grande Apóstolo aos Gentios
pregou "‘conversão a Deus’, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo." 8
A. Deve
ser reconhecido o direito de Deus sobre a pessoa.
Deus criou o homem, e como seu Criador, Ele tem o
direito de exigir que Suas criaturas vivam para Sua glória em verdadeira
justiça.
O verbo METANOEO é "meta", após,
implicando mudança, "noeo", perceber. Em outras palavras, se vem a
"enxergar" que seu processo mental, proposta e modo de viver, estão
errados em relação a Deus, e o pecador "arrependes-se" ou "muda
sua mente."
- O amor do pecado
"morre" no coração de algum.
O pecado é descrito por Deus em Suas Inspiradas
Escrituras como "a iniquidade" ou transgressão9 A palavra
Grega é ANOMIA, e é traduzida em outros lugares como "iniquidade"10
e "injustiça" 11
Não só rege a lei da nossa conduta exterior,
assim como também dos nossos "corações." Jesus disse que foram as
coisas geradas no coração que contaminam o homem,12 e Paulo disse
que a Lei alcançou seu coração e ressaltou sua desobediência.13
No arrependimento, a consciência é primeiramente
"mudada", por exemplo: o pecado do qual alguém antes
"usufruiu" e "se deliciava" torna-se uma abominação, e
então sua conduta exterior evidencia esta "mudança".
- O pecado é renunciado.
Quando o arrependimento é exercitado, ele não é
para ser arrependido. Ele, então, é um estado em que um está, e age de uma
maneira propícia.
Ninguém "ficou em cima" de José, para
que ficasse longe do adultério com a amante Egípcia. Quando a senhora Potifar
propôs José ao sexo ilícito, ele disse: "Como faria eu tamanha maldade,
e pecaria contra Deus?"14 Ele renunciou ao pecado!
Ninguém "perseguiu" Moisés, para que
ficasse longe dos pecados da corte de Faraós, no voluptuoso Egito.15
Moisés renunciou ao pecado!
Ao invés de viver para satisfazer as paixões
devassadas da alma, no arrependimento, o indivíduo teve "uma mudança de
mente" e agora vive para Deus.
- Ilustrações da Palavra
de Deus
Davi, o Ilustre Rei de Israel, cometeu
adultério com Bate-Seba, a linda mulher de Urias, o heteu,16 do
exército de Israel.
Não apenas cometeu Davi o adultério, assim como
enviou Urias a morrer na guerra.17
Em Salmos 51, Davi confessa, e se arrepende de
seus grandes e graves pecados. Ele diz: "Contra Ti, contra Ti somente
pequei, e fiz o que é mal a Tua vista, para que sejas justificado quando
falares, e puro quando julgares."18
J. A. Alexander faz um comentário deste
versículo: "Ele não substitui, portanto, direta ou indiretamente, Deus
pelo o homem, este como sendo a vítima, o qual é o único sentido que pode ser
deduzido através da frase ‘contra ti’. Esta idéia, entretanto, está sem dúvida
implícita, assim como também perfeitamente consistente com o uso das
Escrituras, no descrever do pecado contra Deus. E mesmo o homicídio, o pior
crime que possa vir a ser cometido contra o homem, é condenado e punido, como
uma violação contra a imagem de Deus (Gen. 9:6)" 19
Pedro, o Apóstolo, quem esteve entre os
três mais íntimos dos apóstolos, praguejou e jurou a não conhecer a Cristo.20
Quando Cristo olhou a ele, Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe
tinha dito 21, saindo dali 22 and chorou amargamente, por
ter pecado contra o Senhor da Glória.
- Um caso de pseudo
arrependimento
"Então Judas, o que o traíra,
vendo que fora condenado, trouxe arrependido, as trinta moedas de prata aos
príncipes dos sacerdotes e aos anciãos." 23
Há casos iguais ao de Judas, onde o
indivíduo experimenta a "mudança de pensamento", mas a
"mudança" não vem de uma mudança de atitude e emoção adequada, e
portanto não produz a "mudança de pensamento", revelando que esta
mudança não é fruto da regeneração.
A palavra usada, à respeito de
Judas, é METAMELOMAI. A palavra significa que Judas ficou entristecido que fora
"capturado" ou "condenado", e não significa que ele
"arrependera-se" e Deus "recusou-se em salvá-lo."24
III. O ARREPENDIMENTO AGE PARA
COM OS NOSSOS PRÓXIMOS.
Se alguma pessoa teve uma
"mudança de mente", a respeito de seu relacionamento com Deus, esta
terá, sem dúvida alguma, uma "mudança de mente", a respeito dos seus
próximos.
Se o pecador estiver realmente
arrependido de seu pecado perante de Deus, então ele estará arrependido a
respeito de seu relacionamento com seu "conterrâneo". O mesmo Deus
que deu os primeiros cinco Mandamentos, os quais eram de regulamentar a conduta
de alguém para com Ele, também deu os últimos cinco para regulamentar a conduta
de alguém com seus semelhantes.
O relatório de Zacarias testifica
que o arrependido passará por uma mudança de mente para com o seu próximo.
Zacarias foi um homem que cobrou mais do que deveria, como cobrador de
impostos. Todavia, quando ele se arrependeu de seus pecados perante de Deus,
ele disse: "Eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma
coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."25
O apóstolo João diz claramente que
quem arrependeu-se diante de Deus (e agora ama a Deus), também arrepender-se-á
diante do povo de Deus (e agora ama o povo de Deus). 26
IV.
A MENSAGEM DE DEUS É UMA CHAMADA AO
ARREPENDIMENTO.
Muitos líderes religiosos nos dizem
que o arrependimento não é para esta época. Mas, como pode ser observado pela
Palavra de Deus, o arrependimento foi pregado durante o ministério de João o
Batista 27; durante o ministério de Jesus 28; e durante o
ministério de Paulo.29
E assim disse de Paulo: "Mas
Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os
homens, e em todo o lugar, que se arrependam."
A recusa do homem de arrepender-se
meramente testifica o fato de que a mente e a alma estão em antagonismo contra
o Senhor da Glória; e, tal indivíduo está escorregando velozmente em direção ao
inferno.
É necessário arrepender-se diante
de Deus e confiar em Jesus Cristo como seu único Salvador30, ou será
condenado pelos seus pecados.
CONCLUSÃO
A Palavra de Deus nos ensina que
Deus ordena o arrependimento no século XXI como Ele fez no primeiro. Se a alma
não se arrepender, será condenada, e esta, para a eternidade.
Para toda alma arrependida
(METANOEO), haverão o perdão dos pecados. 31
VOCÊ
JÁ ARREPENDEU-SE? ARREPENDER-SE-Á?
NOTAS DE RODAPÉ
1.
ALEXANDER,
J. A. THE GOSPEL OF MARK, p.15
- GLOAG, P. J. A CRITICAL AND EXEGETICAL
COMENTARY ON THE ACTS OF THE APOSTLES, vol. 1, p. 109.
- THAYER. GREEK-ENGLISH LEXICON, p.
405
- WATSON, Thomas. THE TEM COMMANDMENTS,
p. 207.
- SHEED, W. G. T. SERMONS TO THE NATURAL
MAN, p. 221.
- Mateus 23:27
- WEBSTER, Noah. AMERICAN DICTIONARY,
1828 via fax.
- Atos 20:21
- I João 3:4
- Mateus 7:23; 24:12; Romanos 6:19
- II Coríntios 6:14
- Marcos 7: 14-23
- Romanos 7: 9-11
- Gênesis 39:9
- Hebreus 11:25
- II Samuel 23:39
- II Samuel 11:15
- Salmos 51:4
- THE PSALMS TRANSLATED AND EXPLAINED, p. 231
- Mateus 26:74
- Lucas 22:61
- Marcos 14:72
- Mateus 27:3
- "Esta palavra expressa
remorso, e pode ou não ser seguida de mudança de proposta ou conduta;
muito diferente da palavra (METANOEO) usada para denotar o
arrependimento à vida." (BROADUS, J. A. MATEUS, p. 438)."
"O verbo METAMELOMAI ocorre no N. T. apenas cinco vezes (Mt. 21:29,
27:3; II Co. 7:8; Hb 7:21 de Salmos 109:4). Paulo distingue claramente o
que é mera tristeza do ato do ‘arrependimento’, o qual chama de METANOIAN
(II Co 7:9). No caso de Judas (Mateus 27:3) foi mero remorso"
(ROBERTSON, A. T. WORD PICTURES, vol. 1, p. 170) "A palavra METAMELOMAI
significa mudança de afeição de alguém, pesar; sempre acompanhada com a
idéia de tristeza." (BOYCE,
J. P. ABSTRACT OF SYSTEMATIC THEOLOGY, p. 383).
- Lucas 19:8
- I João 5:1
- Mateus 3:8
- Lucas 13:3
- Atos 17:30
- João 14:6
- Lucas 24:47
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