AUTORIA
Lucas
- Citações por Clemente de Alexandria e Tertuliano.
DESTINATÁRIO -
Teófilo.
DATA -
próximo de 65 d.C. As datações têm variado entre os anos 61 e 96. O ano 61
corresponde ao período final da prisão de Paulo em Roma descrita no último
capítulo de Atos. O livro parece ter sido escrito antes do ano 70, já que não
menciona a destruição de Jerusalém ocorrida naquele ano. Isso, porém, não
constitui prova concreta para determinação de data.
CONSIDERAÇÕES
GERAIS
-
Atos dos Apóstolos - nome dado no fim do 2o século.
-
Livro eixo do NT.
-
Provê fundo histórico para todo o NT. (Reforço para os evangelhos).
- Elo
entre os evangelhos e as epístolas.
-
Documento histórico do início do cristianismo.
- Cobre
período de 29 a 61 d.C.
O
conteúdo de Atos começa onde o evangelho de Lucas termina: com o período
pós-ressurreição e a ascensão do Senhor Jesus.
O
livro de Atos apresenta um novo tempo para o povo de Deus. O Velho Testamento
se refere ao tempo antigo. Os evangelhos mostram um curto período de transição.
Por isso, algumas vezes temos dificuldades para situar alguns fatos dos
evangelhos como pertencentes à lei ou à graça. São referências do Novo
Testamento mas, em sua maioria, anteriores à morte e ressurreição de Cristo.
Tal indefinição termina em Atos dos Apóstolos. O primeiro capítulo já nos
mostra o confronto final desses dois tempos, dessas duas realidades: o tempo
dos evangelhos e o tempo de Atos. No tempo dos evangelhos os discípulos iam a
Cristo para receber suas bênçãos e ensinos. Agora, no tempo de Atos, período
pós-ressurreição, é hora dos discípulos darem algo ao mundo. Eles é que devem
fazer a obra de Deus. Eles são agora o corpo de Cristo na terra. Nos
evangelhos, o Filho glorifica o Pai. Em Atos, o Espírito Santo glorifica o
Filho.
Em
Atos 1, temos um diálogo entre Jesus e os discípulos. Jesus está falando de uma
nova realidade, mas os discípulos ainda estão presos a uma realidade passada,
conforme demonstramos a seguir.
JESUS E A NOVA REALIDADE
|
OS DISCÍPULOS E A VELHA REALIDADE
|
Reino de Deus – Atos 1.3
|
Reino de Israel – Atos 1.6
|
Confins da terra – Atos 1.8
|
Uma nação: Israel – Atos 1.6
|
Tempo futuro (até os nossos dias) – Atos 1.8
|
Tempo presente - Atos 1.6
|
Batismo com o Espírito Santo – Atos 1.5
|
Batismo nas águas – Atos 1.5
|
Jesus
estava apresentando aos discípulos o tempo de romper com os limites humanos,
sociais, culturais, geográficos, etc. Eles deveriam fazer a obra de Deus em
Jerusalém. Esta era a cidade onde estavam. Precisamos fazer a obra de Deus no
próprio local onde moramos, trabalhamos ou estudamos. É o início da missão.
Contudo, Deus não quer que sejamos comodistas. Jerusalém pode estar muito
confortável. Os discípulos deveriam alcançar toda a Judéia. Essa parte já idéia
de movimento. É preciso caminhar. É preciso sair do "ninho", assim
como Abraão saiu de Ur dos Caldeus em obediência à ordem do Senhor. Depois da
Judéia, eles deviam ir a Samaria. Esta cidade representa os lugares onde não
queremos ir e aquilo que não queremos fazer, mas que são parte do plano e do
roteiro de Deus para nós. Os discípulos não queriam ir a Samaria. Havia uma
grande barreira social, cultural, e religiosa a ser rompida. Depois, restavam
os confins da terra, representando tudo o que Deus pode fazer através de nós,
mas que não podemos alcançar nem mesmo com nossa imaginação. Os discípulos não
tinham a mínima idéia do que pudessem ser os confins da terra. Contudo, Jesus
sabia que os horizontes eram muito mais distantes do que seus apóstolos imaginavam.
E tudo isso somente seria possível através da operação do Espírito Santo.
"Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis
testemunhas..."
DESTAQUES
DO CONTEÚDO
Ação -
Pregação do evangelho.
Atividade
missionária da igreja. Uma igreja voltada para fora e não para dentro de si
mesma.
Agentes – Os
apóstolos e demais cristãos.
Destaque
ao valor dos apóstolos. O livro de Atos atesta o caráter apostólico de quase
todos os autores do NT.
Poder - do
Espírito Santo.
Propósito
(da ação) - Exaltação de Jesus e salvação das almas.
Resultado -
Aceitação e rejeição - (At.2.) - Perseguição e julgamento. Os perseguidores são
judeus e romanos - como nos evangelhos. Observa-se a crescente aceitação do
evangelho pelos gentios e a crescente perseguição por parte dos judeus.
- Ressurreição
– Principal tema da mensagem apostólica. Eram testemunhas da ressurreição
(At.1.22; 2.24,31; 3.15,26; 4.2,10,33; ), a qual se constitui até hoje como
sinal da supremacia do cristianismo e da divindade de Cristo (I Cor.15.17). O
diabo faz muitos sinais e prodígios mas não tem o poder de dar vida, seja pelo
nascimento, seja pela ressurreição.
- 24
sermões (ou resumos) - 9 de Pedro, 9 de Paulo, e outros.
- 5
visitas de Paulo a Jerusalém.
- Mais
de 100 nomes pessoais citados (destaca o valor do indivíduo).
CARACTERÍSTICAS
Eclesiástico –
Início da igreja, organização básica e acompanhamento aos fiéis nas igrejas
(não um manual mas exemplo histórico). A igreja para os judeus - começa com
Pedro - Cap.2 – A igreja para os gentios começa com Pedro - Cap. 10.
Apologético (Ex.
cap.15)- Basicamente, ao escrever o livro de Atos, Lucas tem o mesmo propósito
que possuía ao escrever o evangelho: informar a Teófilo acerca da verdade sobre
Jesus e a igreja. Analisando mais profundamente, alguns comentaristas sugerem
que Lucas também pretendia apresentar um tipo de defesa do evangelho perante as
autoridades romanas, mostrando que o cristianismo não constituía ameaça às leis
e ao Império. Há quem chegue a dizer que, ao escrever Atos, Lucas se preocupava
especificamente com a defesa de Paulo, que estaria sendo julgado por Roma. Por
isso é que o apóstolo seria a figura central do livro.
Atos
cita julgamentos diversos. No evangelho, Pilatos inocenta Jesus (Lc.
23.4,14,22).
Em
Atos, as acusações não são comprovadas: Em Filipos (16.19,35); em Tessalônica
(17.6-9); em Corinto (18.12); em Éfeso (At.19,31,35); na Judéia (At.26.32 –
Paulo poderia ser inocentado mas apelou para César).
Os
tumultos eram normalmente incitados pelos judeus. Enquanto nos evangelhos, os
fariseus perseguem a Cristo, em Atos o principal perseguido é um ex-fariseu.
Teológico (Ex.
cap.17- os deuses e o Deus desconhecido) - Atividade do Espírito Santo (Atos do
Espírito Santo) - 1.4,8 Cap.2 Cap.10.
Os
apóstolos são cheios do Espírito Santo. Pelo poder do Espírito Santo realizam
sinais. Os apóstolos são guiados pelo Espírito Santo - 8.29,39; 10.19; 16.6.
O
Espírito Santo orienta a igreja: 13.2; 15.28; 11.28; 20.23; 21.4,11.
O
livro de Atos faz referências à atuação do Espírito Santo no VT: 1.16; 28.25;
20.28; 5.32.
Caráter
histórico. O livro cita reis, magistrados, governadores,
contextualizando historicamente o início da igreja cristã. Possui também muitas
citações geográficas.
AUTORIDADES
MENCIONADAS EM ATOS:
Antipas
- Anos 4 a.C. - 39 - Atos 4.27 13.1
Cláudio
Nero - anos 41 a 54 - Atos 11.28; 28.2 - Expulsa judeus de Roma.
Nero
- anos 54 a 68 - Atos 25.21-25; 27.1; 28.19 - Paulo apela para Nero.
Agripa
I - anos 37 a 44 - At.12 - Decapita Tiago. Prende Paulo.
Félix
Antônio - anos 52 a 58 - Atos 23 e 24 - Procurador na Judéia e Samaria. Prendeu
Paulo.
Pórcio
Festo - anos 58 a 62 - Atos 24.27; At.25; At.26 - Mantém Paulo preso e o envia
a Roma.
Agripa
II - anos 52 a 70 - Atos 25 e 26 - Galiléia, Peréia e Ituréia - Ouviu defesa de
Paulo.
Ênfase
sobre o ministério de Paulo.
Cap.
9 - Sua conversão
13-14
- Paulo com Barnabé em Antioquia e depois em viagem para ilha de Chipre e
Galácia.
15 -
Paulo no concílio em Jerusalém.
16-18
- Paulo em viagem com Silas e Timóteo - Filipos, Tessalônica, Macedônia, Grécia
e Corinto.
19 -
Paulo na Ásia (Éfeso).
20-26
- Paulo na Palestina (2 anos)
27-28
- Paulo preso em Roma (provavelmente nos anos 60 e 61).
Obs.:
Paulo teria sido solto em 64, ido a Creta (Tt.1.5) e talvez à Espanha (Rm.15.28).
Foi preso em Nicópolis e morto em Roma por ordem de Nero(ano 67?), o mesmo
imperador a quem Paulo havia apelado tentando se livrar da condenação.
ESBOÇO
1 (comentado)
(os
esboços podem variar de acordo com o enfoque no conteúdo, nos lugares, nos
fatos ou nas pessoas. O nível de detalhamento também influencia.)
I-
Início da igreja, perseguição e dispersão. 1-12.
Difusão
do evangelho a partir de Jerusalém, tendo como promulgadores principais Pedro,
João
e
demais apóstolos.
Ênfase
inicial sobre a evangelização dos judeus, de modo coerente com a
orientação de Jesus em At.1.8.
Depois,
os gentios passam a ter destaque: Samaria (8) Romanos (10) Gregos (11).
II - Antioquia
da Síria passa a ser o principal polo missionário. Pedro sai de cena e Paulo
passa a ser o
apóstolo
mais evidente na companhia de seus cooperadores: Barnabé, Silas, Timóteo e
Lucas: Atos 13.1 a 21.15. Obs.: A destruição de Jerusalém no ano 70 não
destruiu a igreja porque esta já tinha se expandido pelo mundo.
III -
Paulo nas prisões - 21.16 a 28.31 - O evangelho chega à "capital do
mundo", Roma.
ESBOÇO
2
I -
Os primórdios da igreja - 1.1 a 2.47.
II -
O evangelho em Jerusalém - 3.1 a 7.60.
III -
Propagação do evangelho em Samaria, Jope e Antioquia - 8.1 a 12.25.
IV -
Viagens missionárias de Paulo - 13.1 a 21.16.
V -
Prisões de Paulo e viagem a Roma - 21.17 a 28.31.
ESBOÇO
3
O
evangelho no poder do Espírito Santo - 1.1 - 2.47
O
evangelho em Jerusalém - 3.1 - 6.7
O
evangelho na Palestina - 6.8 - 9.31
O
evangelho em Antioquia - 9.32 - 12.31.
O
evangelho na Galácia - 13.1 - 14.28.
O
evangelho é de graça, através da fé - 15.1 - 15.40.
O
evangelho na Macedônia - 16.1 - 17.15.
O
evangelho na Acaia e na Ásia - 17.16 - 19.40
O
evangelho na Ásia e de volta à Palestina - 20.1 - 21.17.
O evangelho
leva Paulo à prisão em Jerusalém e Cesaréia - 21.18 - 26.32.
O
evangelho conduz Paulo a Roma - 27.1 - 28.31.
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