segunda-feira, 5 de agosto de 2013

JUDAS FICOU POSSESSO QUANDO TRAIU JESUS CRISTO CONFORME É DITO EM LUCAS 22.3 E EM JOÃO 13.27? - por Leonardo Dâmaso Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com/2013/08/judas-ficou-possesso-quando-traiu-jesus.html#ixzz2b8hDL7UD




1) A INSTIGAÇÃO DE SATANÁS

     Em João 13.2 é mencionado que durante a ceia ou enquanto tomava a ceia, Satanás já havia colocado no coração de Judas que ele deveria trair Jesus. Não é possível saber quando isso ocorreu pela primeira vez, entretanto, já no momento da ceia, Judas já havia aceitado a sugestão de Satanás. A semente da traição já havia sido plantada no coração de Judas. A flecha maligna de Satanás já havia acertado o seu coração. Portanto, Satanás instigou Judas a trair Jesus tomando ocasião pelas suas próprias inclinações pecaminosas, isto é, o egoísmo e o amor ao dinheiro (Jo 12.3-6; 1 Tm 6.9-10).

2) SATANÁS ENTROU EM JUDAS PARA QUE O SEU PROPÓSITO FOSSE CUMPRIDO

     Satanás entrou em Judas para, através dele, efetuar o seu “plano” maligno de matar Jesus e, talvez, também, matar ou tentar desviar os discípulos de anunciar o evangelho, impedindo, assim, a sua expansão pelo mundo. Satanás talvez pensou que, matando Jesus, todos os seus discípulos e seguidores iriam se dispersar e abandonar a fé, o que, de fato, não aconteceu! Não obstante, o que significa, então, a expressão ENTROU nele? Satanás possuiu Judas realmente no momento da consumação da traição? Judas teria sido sucumbido por satanás a ponto de perder a sua personalidade? Então Judas não era responsável pelos seus atos porque estava possuído por Satanás?

a) A entrada de Satanás em Judas não significa necessariamente possessão

     No momento de uma possessão maligna, a pessoa vitimada perde completamente a sua consciência e a vontade própria. Ela é completamente sucumbida pelo demônio, uma vez que a possessão é plena e absoluta. Geralmente quando a pessoa é liberta da possessão, ela não se lembra de nada do que aconteceu outrora sob o domínio maligno. Sendo assim, Judas sabia perfeitamente o que fez e estava cônscio do ato hediondo que cometeu traindo Jesus. Ele mesmo disse tomado remorso em Mateus 27.4 – Pequei traindo sangue inocenteARA Uma pessoa possessa não teria essa reação de Judas e, tampouco, se lembraria do que havia feito. Se fosse Satanás quem tivesse traído Jesus usando apenas a pessoa de Judas, Jesus teria dito que foi ele quem o traiu. Contudo, Jesus é explícito em afirmar que foi Judas quem o traiu, e não Satanás.

       Lucas 22.22 – Mas a mão do que me trai está comigo à mesaAlmeida Século 21  

     Portanto, a expressão ENTROU nele significa um tipo de domínio espiritual que Satanás exerceu em Judas, e não uma possessão total conforme disse John Macarthur em seu livro: O Evangelho Segundo Jesus, na página 138 e em sua Bíblia Estudo. Judas simplesmente foi dominado por Satanás sendo o seu escravo na trama e execução da traição de Jesus.

b) A entrada de Satanás em Judas não significa a perda da sua responsabilidade moral pelo ato da traição

     Embora já estivesse decretada pela Soberania de Deus a traição e quem seria o traidor de Jesus (Sl 41.9Jo 13.18; Mt 26.21; 53-56; Mc 14.18; Lc 22.21-22; 37-38;  Jo 6.70-71; 13.10-11; 21), todavia, ainda assim, o traidor foi Judas, e não Deus. Deus determinou a traição, que foi algo mal da perspectiva humana, contudo, para um propósito final e maior, que foi algo bom da perspectiva de Deus, ou seja, a redenção dos pecadores eleitos. Se não fosse a traição de Judas, Jesus não teria sido preso, humilhado, espancado, condenado e morto na cruz. E se Jesus não morresse e ressuscitasse não haveria a salvação (At 2.23-24; 3.18). 

O decreto de Deus estava se cumprindo no momento da traição, mas Judas não estava isento de sua responsabilidade em virtude disso. Judas traiu Jesus porque quis! Ele agiu de acordo com as suas inclinações pecaminosas que eram más no qual, sobretudo, eram alimentadas por Satanás. Finalmente, a entrada de Satanás em Judas não se refere à uma possessão maligna absoluta e irresistível; antes, se refere a uma ação eficaz manipuladora de Satanás sobre Judas que, no final das contas, desconhecendo isso, tanto ele bem como Satanás estavam cumprindo o bom propósito de Deus.  




Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com/2013/08/judas-ficou-possesso-quando-traiu-jesus.html#ixzz2b8hKmETt

Nenhum comentário:

Postar um comentário