domingo, 14 de julho de 2013

9.8 Os Sacramentos Mt 28.19,20; At 2.40-47; Rm 6.1-4; 1 Co 11.23-34; Gl 3.26-29

Historicamente, a palavra sacramento era usada para designar algo sagrado.  O  termo latino, sacramentum, foi usado para traduzir a palavra "mistério" no Novo Testamento. Num sentido amplo, todos os rituais e cerimoniais religiosos eram chamados sacramentos. Com o tempo, o termo sacramento assumiu um sentido mais preciso e mais restrito. Um sacramento veio a ser definido como um sinal visível por meio do qual Deus oferece sua promessa de graça de uma forma externa. Os sinais externos selam e confirmam as promessas da aliança de Deus.Os sacramentos consistem de alguns elementos visíveis tais como  água, pão ou vinho; uma atividade definida ordenada por Deus em associação com o sinal; e um benefício redentor comunicado ao crente.
A igreja Católica Romana estabeleceu o número de sacramentos (num sentido especial) em sete. Eles são Batismo, Crisma, Eucaristia (a Ceia do Senhor), Penitência, Matrimônio, Ordem e Extrema-Unção. O protestantismo histórico limitou os sacramentos em dois: Batismo e Ceia do Senhor. Apesar de os protestantes reconhecerem outros rituais, tais como o matrimônio, como ordenanças especiais, não os reconhecem como se nivelando aos sacramentos. Os sacramentos são limitados a:
(1) ordenanças instituídas diretamente por Cristo,
(2) ordenanças que por sua própria natureza são significativas,
(3) ordenanças designadas para serem perpétuas e
(4) ordenanças designadas para representar, instruir e selar os crentes que as recebem pela fé.
Os sacramentos são meios reais de graça que comunicam as promessas de Deus. Seu poder não reside nos elementos em si, mas em Deus, de quem são sinais. Tampouco podem depender do caráter ou fé daqueles que os administram, mas da integridade de Deus.
Os sacramentos são formas não-verbais de comunicação. Nunca foram destinados a ficar isolados, sem referência à Palavra de Deus. Os sacramentos confirmam a Palavra de Deus, de modo que a administração deles e a pregação da Palavras vão juntas.
A salvação não se opera por meios dos sacramentos. A salvação é pela fé em Cristo. mas onde a fé está presente, os sacramentos não são ignorados nem negligenciados. São uma parte vital do culto divino e do desenvolvimento da vida cristã.
Embora os sacramentos envolvam a utilização de formas externas, não devem ser menosprezados com ritualismo ou formalidade vazio. Embora possam ser corrompidos e transformados em rituais vazios, não devem ser rejeitados. São de fato rituais, mas são ordenados por Deus e portanto devemos participar deles alegre e solenemente.
Sumário
1. Um sacramento é um sinal visível da promessa da graça de Deus aos crentes.
2
2. A igreja Católica Romana inclui sete sacramentos, enquanto a maioria das  igrejas protestante tem dois: Batismo e Ceia do Senhor.
3. Os sacramentos não comunicam automaticamente as coisas que representam. O conteúdo dos sacramentos é recebido pela fé.
4. Os sacramentos não são rituais vazios, mas foram ordenados por Jesus Cristo.
5. Os sacramentos devem estar conectados à pregação da Palavra de Deus.
Autor:  R. C. Sproul F

Nenhum comentário:

Postar um comentário