domingo, 28 de julho de 2013

Sabatismo (Adventismo Do Sétimo Dia) à Luz das Escrituras

Sabatismo
(Adventismo Do Sétimo Dia) à Luz das Escrituras





 

0. FUNDADORA do SABATISMO:


O Adventismo do Sétimo Dia começou em 1845, adaptando e sucedendo William Miller (que caíra muito, com o “Grande Desapontamento” de 22.Out.1844). Teve como líder-fundadora Ellen Gould White. Ela alegou ser extraordinária profetisa e recebedora de revelações (!), de modo que seus livros seriam tão inspirados quanto a Bíblia (!!!)

- As Escrituras dizem, condenando-a:
  Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18)




1. ERROS DO SABATISMO


1.a. Sono Após a Morte:


* O Sabatismo diz: ”Após a morte, não há céu nem inferno: Entre a morte e a ressurreição, as almas de todos os mortos dormem, inconscientes.”

- As Escrituras dizem:
A Bíblia nunca diz que as almas ficam/ficaram/ficarão inconscientes! Luc 16:22-24; Apo 6:9-10 (antes da ressurreição e do Reino!); Fp 1:23-24; 2Cor 5:1-8; Mat 17:3; Luc 23:43 (estar>gozar); Heb 12:1 (Testemunhas = Heróis do cap. 11); Mat 22:31-32; Gen 35:18; 1Rei 17:21-22; Sal 73:24.
22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. (Lucas 16:22-24). Ambos estão conscientes; um gozando o Paraíso, outro sofrendo no Inferno.

9 ¶ E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? (Apocalipse 6:9-10). Conscientes, clamando, adorando, etc.

23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. 24 Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. (Filipenses 1:23-24) Partir daqui é estar imediatamente gozando da e na Presença de Cristo.

1 ¶ Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3 Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. 6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 (Porque andamos por fé, e não por vista). 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. (2 Coríntios 5:1-8). Deixar este corpo é imediatamente gozar com o Senhor.

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. (Mateus 17:3). Moisés morrera, mas ei-lo falando com Cristo!

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43). Este estar é gozando a companhia, não é estar inconsciente.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, (Hebreus 12:1). OS heróis da fé listados no capítulo 11 estão testemunhando como estamos correndo para a glória de Cristo.

31 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: 32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. (Mateus 22:31-32).

21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: O SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. 22 E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. (1 Reis 17:21-22)

Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. (Salmos 73:24). Receber é saudar, dar as boas vindas, confortar, ter comunhão, etc. Não é receber alguém anestesiado, desacordado.


****1.b. Aniquilamento dos Ímpios:


* O Sabatismo diz: “Não há condenação, punição em tormento eterno e literal: Os perdidos, serão aniquilados, transformados em nada, deixarão completa e definitivamente de existir.”

- As Escrituras dizem: Apo 20:10-13 (2 bestas); Mar 9:47-48 (bicho não morre, fumegarão eternamente); Apo 14:11; Rom 2:6-9.
10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde ESTÁ a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão ATORMENTADOS para todo o SEMPRE. 11 ¶ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. (Apocalipse 20:10-13)

47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, 48 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. (Marcos 9:47-48)

E a fumaça do seu TORMENTO sobe para todo o SEMPRE; e NÃO TÊM REPOUSO nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. (Apocalipse 14:11)

6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 A vida ETERNA aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 8 Mas a INDIGNAÇÃO e a IRA aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; 9 TRIBULAÇÃO e ANGÚSTIA sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; (Romanos 2:6-9)




1.c. Expiação por Cristo Incompleta:


* O Sabatismo diz: “Cumprindo Dan 8:14, Cristo já retornou, sua 2a vinda já ocorreu  (em 22.Out.1844, para o santuário, invisível, no céu!).”

- A sã interpretação literal-gramatical-contextual-histórica das Escrituras dizem : Dan 8:14 se refere ao terrível Antioco Epifânio, tipo do Anticristo, que massacrou Jerusalém e, por 1095 dias, de 25.12.168 A.C. a 24.12.165 A.C., substituiu os sacrifícios bíblicos por sacrifícios pagãos, antes disto tendo alguns sacrifícios bíblicos deixado de ser feitos.
10 E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou. 11 E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra. 12 E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou. 13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados? 14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado. (Daniel 8:10-14)
- As Escrituras dizem: Note Mat 24:23-27 (“parousia” é “chegada, plenamente manifesta”, não “presença secreta”); Ato 1:9,11 + Luc 24:39; 1Tes 4:16-18 (visível e audível); Tit2:13; Isa 11:5-6 (perfeita paz mundial).
23 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que eu vo-lo tenho predito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:23-27)

9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. ;  11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:11)

Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. (Lucas 24:39)

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1 Tessalonicenses. 4:16-18)

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; (Tito 2:13)

5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. 6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. (Isaías 11:5-6)




* O Sabatismo diz: “ Como no Dia da Expiação (Lev 16), Cristo está, neste instante, completando Sua expiação do pecado, está mostrando ao Pai todos os que (através de arrependimento, penitência, obediência da Lei, e fé em Cristo) têm direito ao benefícios da Expiação.”

- As Escrituras dizem: Heb 9:11-12. Ver também Lev 1:4; 4:20,31,35; 5:10,16; 6:7; 17:11.// Mat 20:28 e Mar 10:45 usam “luton”, usado na Septuaginta para Exo 21:30.//Joã 1:29; 1Cor 5:7; Heb 7:27; 9:7,11,14.// Heb 9:22-26; Gal 3:13.// 1Ped 2:24.// Heb 9:11-12; 1:3; 10:12-14.
* 11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu PRÓPRIO sangue, entrou UMA vez no santuário, havendo efetuado uma ETERNA redenção. (Hebreus 9:11-12)

* E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua EXPIAÇÃO. (Levítico 1:4)

E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará EXPIAÇÃO, e lhes será perdoado o pecado. (Levítico 4:20)

E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao SENHOR; e o sacerdote fará EXPIAÇÃO por ela, e ser-lhe-á perdoado [o pecado.] (Levítico 4:31)

E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do SENHOR; assim o sacerdote por ele fará EXPIAÇÃO dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado. (Levítico 4:35)

E do outro fará holocausto conforme ao costume; assim o sacerdote por ela fará EXPIAÇÃO do seu pecado que cometeu, e ele será perdoado. (Levítico 5:10)

Assim restituirá o que pecar nas coisas sagradas, e ainda lhe acrescentará a quinta parte, e a dará ao sacerdote; assim o sacerdote, com o carneiro da expiação, fará EXPIAÇÃO por ele, e ser-lhe-á perdoado o pecado. (Levítico 5:16)

E o sacerdote fará EXPIAÇÃO por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada. (Levítico 6:7)

Porque a vida da carne ESTÁ no SANGUE; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer EXPIAÇÃO pelas vossas almas; porquanto é o SANGUE que fará EXPIAÇÃO pela alma. (Levítico 17:11)

* Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em RESGATE de muitos. (Mateus 20:28)

Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em RESGATE de muitos. (Marcos 10:45)

Se lhe for imposto resgate, então dará por RESGATE da sua vida tudo quanto lhe for imposto, (Êxodo 21:30)

* No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que TIRA o pecado do mundo. (João 1:29)

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. (1 Coríntios 5:7)

Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, UMA vez, oferecendo-se a SI MESMO. (Hebreus 7:27). De uma vez para sempre, completamente e definitiva .

Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; (Hebreus 9:7)        Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, (Hebreus 9:11)        Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)

* 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. 23 ¶ De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. 24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos UMA vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de SI MESMO. (Hebreus 9:22-26)

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:13)

* Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (1 Pedro 2:24)

* 11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu PRÓPRIO sangue, entrou UMA vez no santuário, havendo efetuado uma ETERNA redenção. (Hebreus 9:11-12)

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Hebreus 1:3)

12 Mas este, havendo oferecido para sempre UM ÚNICO sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 13 Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hebreus 10:12-14)



* O Sabatismo diz: Satanás será nosso co-redentor (por ser nosso bode expiatório)”
- As Escrituras dizem:
-
Leia TODO Lev 16.

- Em primeiro lugar, o contexto não nos assegura que o bode da “remoção” (“Azazel”) é Satanás. Ao contrário, os 2 bodes constituem 1 só oferta pelo pecado!
-- O bode sacrificado (v. 15) representa a EXPIAÇÃO (conceito do Velho Testamento) por Cristo, ao morrer por nós (vicariamente, como nosso substituto, sofrendo o castigo de morte que merecemos pelos nossos pecados) assim COBRINDO nossos pecados (mas eles continuam lá!), aplacando a justa e santa ira de Deus, satisfazendo Sua justiça, tornando-O propício (cf. Isa 53:6).
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:6)
-- O bode da remoção representa a PROPICIAÇÃO (conceito só do Novo Testamento) por Cristo, TIRANDO nosso pecado e levando-o embora, para que Deus jamais o veja novamente, ao nos olhar, e assim nos olhe com prazer, sendo-nos propício. cf. Sal 103:12;Joã 1:29; Rom 3:25; Heb 9:26; 10:4; 1Joa 2:2; 3:5; 4:10). Propiciação = Expiação + Retirada total e definitiva do nosso pecado + Prazer da parte do Pai. Expiação é satisfação da justiça do juiz, até aquele ponto, propiciação é satisfação da justiça do juiz, definitiva e eternamente, agradando-lhe tanto que nos adota e se faz nosso Pai.

- Em segundo lugar, mesmo se o bode da remoção representasse o Diabo, a mensagem não é que ele é nosso co-salvador, mas sim que, uma vez que fomos lavados pelo sangue de Cristo, a presença dos nossos pecados é removida para sempre dos olhos de Deus.



* O Sabatismo diz: A porta cerrou-se em 1844, agora somente escaparão os adventistas (que aceitam e praticam todas as suas doutrinas).”

- As Escrituras dizem:Joã 14:6; 3:16,18,36; 5:24; Ato 4:12; etc.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)        Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)        Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)        Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)        Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)




****1.d. Seguridade da Salvação:


* O Sabatismo diz (Ellen White, citada em “Respostas a Objeções”, de F. D. Nichol): “Aquelas pessoas que aceitam o Salvador, por mais sinceras que sejam suas conversões, não devem nunca ser ensinadas a dizer ou sentir que elas são salvas. ... apenas aquele que resiste na provação receberá a coroa da vida.” Nichol diz: Serão salvos apenas aqueles que (tendo sido redimidos pela graça de Deus) andam em obediência à toda a luz que Deus derramou nos seus caminhos.

- As Escrituras dizem:
- Mas quem conseguiria andar sem a menor sombra de pecado (mesmo somente no pensamento, somente 1 segundo)?
1Joa 1:8-10; Rom 7:18ss).
8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João1:8-10)

18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. (Romanos 7:18-20)
- Contraste com 1Cor 5:5. Ou, mais completamente, compare com Rom 8:31-39, 29-30; 11:29; Joã 10:27-30; 1Jo 5:12-13.
Seja entregue a Satanás para destruição da CARNE, para que o espírito seja SALVO no dia do Senhor Jesus. (1 Coríntios 5:5)

31 ... 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 ... 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:31-39)

29 ¶ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:29-30)

Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Romanos 11:29)

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E DOU-lhes a vida ETERNA, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. (João 10:27-30). "Dou" não é "empresto temporária e condicionalmente". Eterna é eterna, nunca é nunca, ninguém é ninguém!

12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que SAIBAIS que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 João5:12-13)
- Rom 5:8-10.
8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. (Romanos 5:8-10)
- Fp 1:6; 2Tim 1:12.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)
- Joã 10:28; 3:14-16,36.
E dou-lhes a vida ETERNA, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. (João 10:28)

14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê NÃO pereça, mas tenha a vida ETERNA. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê NÃO pereça, mas tenha a vida ETERNA. (João 3:14-16)

Aquele que crê no Filho TEM a vida ETERNA; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)
- Se salvação fosse perdível (com 1 pecado), jamais seria recuperável, estaria perdida para sempre: Heb 6:4-8.
4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam OUTRA VEZ renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. ... (Hebreus 6:4-8) Isto é uma prova de que salvação NÃO pode ser perdida! Se o fosse, não poderia ser recuperada!




****1.e. Lei e Obras:

**** O Sabatismo diz: “O guardar a Lei e o produzir boas obras são indispensáveis para completar-garantir a salvação.

- As Escrituras dizem:

Efe 2:8-9; Isa 64:6; Gal 3:10-11.
8 Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é DOM de Deus. 9 NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9) Nada mais claro na Bíblia!

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6)

10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da FÉ. (Gálatas 3:10-11)
A Bíblia amaldiçoa quem prega salvação por obras: Gal 1:6-8.
6 ¶ Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja ANÁTEMA. (Gálatas 1:6-8)
Só o sangue do Cordeiro pode salvar: 1Joa 1:7; Heb 9:22.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. (Hebreus 9:22)
O homem não pode se justificar: Luc 16:15; Gal 2:16.
E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. (Lucas 16:15)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)
A guarda da Lei Moral, a prática das boas obras, a produção do fruto do Espírito, são EVIDÊNCIA, não CAUSA da salvação; Tit 3:5; Rom 4:6; Ato10 (Cornélio); Efe 2:8-9.
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, (Tito 3:5)

Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: (Romanos 4:6)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)



**** O Sabatismo diz: “Mat 7:16-21 e Tia 2:14 dizem que as obras é que fazem o cristão

- As Escrituras dizem:

Veja o contexto antes e depois destes textos (Mat 7:15 = falsos profetas, lobos em pele de cordeiro, falsos crentes; Tia 2:18,22,24 = evidência VISÍVEL aos HOMENS; contraste entre a verdadeira fé salvadora e falsa fé, mero assentimento intelectual). Tome os textos JUNTAMENTE COM Joã 3:16,18; 5:24; Efe 2:8-9; etc. (ver acima).

Os textos ensinam que nem todo aquele que se diz cristão é realmente salvo, seguidor de Cristo. Ensinam que salvação é a causa (a raiz) e as obras acompanhantes são o resultado (o fruto) que infalivelmente se segue como evidência da salvação, nunca ensinam o contrário! Agora, veja Joã 6:29 e responda: Você tem certeza de salvação?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:29)




**** O Sabatismo diz: “Mas até que eu sou bonzinho.”

As Escrituras dizem: Isa 64:6; Gal 2:16; Joã 3:3,5; Tia 2:10.
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)       Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. (Tiago 2:10)




**** O Sabatismo diz: Temos que GUARDAR A LEI, para alcançarmos a salvação.

- - As Escrituras dizem: Ah, amigo, aceite simplesmente o que Deus ensinou aos Gálatas (2:16,21; 3:10-11; 4:10-11; 5:2) e Romanos (1:17; 3:20,28; 4:3). Ver também Heb 7:12,19,27; 10:29.
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)      Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. (Gálatas 2:21)      10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gálatas 3:10-11)      10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:10-11)      Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. (Gálatas 5:2)

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)      Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 3:20)      Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (Romanos 3:28)      Pois, que diz a Escritura? CREU Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. (Romanos 4:3)

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:12)      (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. (Hebreus 7:19)      Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. (Hebreus 7:27)      De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (Hebreus 10:29)

****1.f. A Natureza do SABBATH:


- Sabbath SIGNIFICA “REPOUSO, descanso, cessação”. Não “culto adoração”.

- No Sabbath NENHUM TRABALHO PODIA OCORRER . Nem você, nem nada, nem ninguém (nem mesmo seu restaurante, empregado, animal, etc.) podia trabalhar (Exo 20:8-11). Não se podia sequer apanhar gravetos (Num 15:32-36), apanhar comida do chão (Exo 16:27-28), nem sair de casa (Exo 16:29). Durante o Sabbath, o fogo (e, assim, fogão, eletricidade, freezer, ar condicionado, aquecedor, qualquer objeto (!) mesmo no Pólo Norte) não podia estar aceso sem por um segundo: Exo 35:2-3.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. (Êxodo 20:8-11)

32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. 33 E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. 34 E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. 35 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. 36 Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés. (Números 15:32-36)


27 E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. 28 Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? (Êxodo 16:27-28)


Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. (Êxodo 16:29)


2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá. 3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado. (Êxodo 35:2-3)


**** O Sabbath NÃO ERA DIA DE ADORAÇÃO numa assembléia, mas sim de total repouso! O Sabatista que vai à igreja, no sábado, quebra o Sabbath (legal, cerimonial)!


****1.g. O SABBATH é da Lei Cerimonial, porque:


****O Sabbath SÓ FOI CONHECIDO DEPOIS DO SINAI . De Adão ao Sinai (Exo 20:8-11) ninguém nunca recebeu ordem para guardar o Sabbath, nem sequer ouviu falar dele(!): Nee 9:13-14. (Deus tinha santificado o 7o dia (Gen 2:3) em Sua santa mente, mas lembre que isto só foi revelado ao homem milhares de anos depois da Criação, quando Moisés (após o Monte Sião) inerrável e inspiradamente escreveu o livro de Gênesis.)
13 E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. 14 E o teu santo sábado lhes fizeste CONHECER; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de MOISÉS, teu servo. (Neemias 9:13-14)



- O Sabbath NUNCA FOI ORDENADO DEPOIS DE CRISTO. A Bíblia nunca ordenou o Sabbath antes do Sinai, nem depois da vinda de Cristo! Ordenou-o muitas vezes, si, mas só entre o Sinai e a cruz!


****O Sabbath, tal como a circuncisão e toda a Lei cerimonial, FOI SINAL DE UM PACTO DE DEUS EXCLUSIVAMENTE COM OS ISRAELITAS : Exo 31:12-17; Eze 20:12,20; Deu 5:15 (repetição dos 10 mandamentos de Exo 20).
12 ¶ Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 13 Tu, pois, fala aos filhos de ISRAEL, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e VÓS nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para VÓS; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. 15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. 16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de ISRAEL, celebrando-o nas SUAS gerações por aliança perpétua. 17 Entre mim e os filhos de ISRAEL será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. (Êxodo 31:12-17)

E também LHES dei os meus sábados, para que servissem de SINAL entre mim e ELES; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. (Ezequiel 20:12)

E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e VÓS, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus. (Ezequiel 20:20)

Porque te lembrarás que foste servo na terra do EGITO, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. (Deuteronômio 5:15)



**** O Sabbath cerimonial NÃO ESTÁ GRAVADO NO CORAÇÃO-CONSCIÊNCIA DE NENHUM HOMEM : Até os melhores judeus e sabatistas não saberiam quando guardá-lo, após confundirem-se numa ilha em que estivessem sozinhos. Mas, claramente, toda Lei moral (não matarás, etc.) está gravada na consciência de cada homem (Rom 2:14-15), enquanto que nenhuma Lei cerimonial (circuncisão, alimentos, etc.) o está.
14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; (Romanos 2:14-15)



**** O Sabbath SÓ PODE SER IMPOSTO E COBRADO POR JUDEUS, na Palestina, e com um governo civil estabelecido diretamente por (e totalmente submisso a) Deus (diretamente ou através de juizes, profetas e reis): a pena por quebrar o Sabbath tinha que ser a pena de morte. (Que é que vocês sabatistas fazem quando um de vocês quebra o sábado?). Não poderíamos ficar sem fogo e aquecimento, e inativos, nos países mais frios, muito menos de um pôr do sol a outro pôr do sol, próximo aos Pólos (o dia mais frio do inverno pode durar semanas ou meses!). Como um astronauta, ou piloto de jato ao redor da Terra, guardaria o 7o dia?



**** Se o dia do Sabbath tivesse que ser guardado, TERÍAMOS QUE GUARDAR O ANO SABÁTICO : Lev 25:1-6! E o ano de jubileu; as luas novas; a páscoa; todas as festas e sacrifícios judaicos! E a circuncisão; não usarmos tecidos mistos, nem consumirmos semente híbrida; etc.! E impormos, ao menos nas nossas igrejas e famílias, as penas de morte, etc., do V.T.! Das duas, uma: guardemos TODAS as leis cerimoniais, ou não guardemos nenhuma!
1 ¶ Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo: 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao SENHOR. 3 Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; 4 Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. 5 O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra. 6 Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo; (Levítico 25:1-6)



No Reino Milenar de Cristo sobre a Terra, os judeus novamente observarão toda a Lei cerimonial: Isa 66:17,21-23.
Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR. (Isaías 66:17)

21 E também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o SENHOR. 22 Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. 23 E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. (Isaías 66:21-23)
- O SABBATH JUDEU NUNCA FOI “MUDADO” NO DOMINGO CRISTÃO (por Constantino e pelo Romanismo): mesmo errados em muitos aspectos, eles simplesmente RECONHECERAM que o Sabbath judeu e o dia de culto cristão eram conceitos completamente diferentes, e consagraram o dia de culto que JÁ ESTAVA SENDO PRATICADO PELAS IGREJAS LOCAIS ATRAVÉS DE TODO O MUNDO. Ninguém mudou o Sabbath no domingo cristão, são dias completamente diferentes, o domingo NÃO é o sábado do cristão!

- Logo nos primeiros anos do cristianismo, as igrejas, em Israel, eram quase exclusivamente compostas de judeus convertidos, portanto eles de início continuaram permanecendo em casa guardando o sábado em descanso (pois eram Israelitas! ademais, vivendo entre Israelitas, queriam não provocá-los desnecessariamente, antes ser-lhes exemplo), e no domingo reuniam-se nas igrejas para cultuarem a Deus. Depois que o cristianismo foi avançando no mundo, depois que houve a dispersão dos judeus e mais gentios foram se convertendo e ultrapassaram em muito o número de judeus, depois que O ESPÍRITO SANTO FOI CONVENCENDO TODOS OS CRENTES, eles foram abandonando a guarda do Sabbath, até que ele desapareceu completamente.


****1.h. Deus Aboliu Toda a Lei Cerimonial, Para a Dispensação da Igreja


- Reconhecemos que TODA LEI CERIMONIAL TEM UM LIÇÃO PARA NÓS, MAS ELA É SÓ ESPIRITUAL : não usarmos tecido misto ensina-nos a não nos misturarmos com o mundo; não comer sangue ensina-nos a respeitarmos a vida e o doador da vida, que Ele é a Vida e derramou sangue na cruz; o Sabbath ensina-nos a ter um repouso semanal; os sacrifícios faziam antever o Crucificado; etc. Mas, como veremos, a prática da Lei cerimonial não é imposta nem traz benefícios espirituais ao cristão.

- O Sabbath casa com a impossível salvação pela Lei: primeiro perfeição de obras, e depois salvação. O domingo de culto ao Ressurreto casa com a Graça: primeiro salvação, depois gratidão e frutos.



**** O DOMINGO NÃO É O SABBATH DO CRISTÃO, eles são dias completamente diferentes. O Sabbath, desde Sinai, era para judeus ficarem em descanso absoluto, por força da Lei cerimonial, cada um em sua casa; enquanto o domingo, desde Pentecostes, é para crentes em Jesus Cristo adorarem, por força de vibrante gratidão, reunidos todos como uma igreja local.



**** OS CRENTES DO N. T. SEMPRE REUNIAM-SE PARA ADORAR, NO DOMINGO : Ato 20:7; 1Cor 16:2.

- Todos os escritos e documentos, mesmo não canônicos, atestam que os cristãos sempre adoraram no domingo. Procure ler traduções desses escritos, desde o mais antigo deles (de 100 D.C., erroneamente atribuído a Barnabé, mas que não foi o BARNABÉ do N. T.) até um contemporâneo a Constantino (o historiador EUSÉBIO, de Cesárea, em 324 D.C.) (aceite-o como historiador, mas cautela em assuntos doutrinários: nestes, TODOS os "pais da igreja" tinham muitos erros, exceto, talvez, alguns "pais" em Antioquia, tais como Inácio).



**** Nem Cristo, nem os apóstolos, nem todo o N. T., NEM SEQUER UMA, UMA SÓ VEZ, NOS MANDARAM GUARDAR NENHUM TIPO DE SABBATH, em dia algum. E note que toda a Lei moral e os outros 9 mandamentos são repetidos e novamente ordenados muitas vezes, mas não o Sabbath. Note que o assunto do Sabbath é mencionado muitas vezes por Cristo e pelos escritores do N. T., mas jamais nos é ordenado!



 **** Deus claramente deixa antever que o Sabbath é Lei cerimonial, DEUS CLARAMENTE DEIXA ANTEVER QUE CRENTES EM CRISTO NÃO DEVEM GUARDAR O SABBATH RELIGIOSAMENTE, não devem diferenciar um dia dos outros dias: Col 2:16-17; Gal 4:9-11.
16 ¶ Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. (Colossenses 2:16-17)

9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:9-11)
O “CONCÍLIO DE JERUSALÉM” reconheceu e ensinou que os crentes não precisam guardar a Lei cerimonial: Ato 15:28-29.
28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15:28-29). A partir daí, todos entendemos que não precisamos fazer sacrifícios de animais, nem deixar de lado certos alimentos e tecidos, não precisamos guardar o ano sabático, nem luas novas, etc. Por que então guardar o sábado religiosamente?




JESUS, O SENHOR DO SABBATH, O QUEBRAVA, trabalhando nele
: Joã 5:17-18. Notemos que esta é uma afirmação explícita e é de Deus , não de errôneos judeus citados na inerrável Bíblia.
17 ¶ E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:17-18)

1.i. Alimentos:

Os Sabatistas dizem: " O crente "prova/complementa/ garante sua salvação por ser totalmente vegetariano e natureba; ou, pelo menos, por não comer carne de porco nem tudo que for proibido no VT ".

- As Escrituras dizem: Rom 14:22-23; Mat 15:11; 1Cor 8:7-13; 10:25-28.
22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. 23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. (Romanos 14:22-23)

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. (Mateus 15:11)


7 ¶ Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. 8 Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. 9 Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. 13 Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. (1 Coríntios 8:7-13)


25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 26 Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. 27 E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. 28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. (1 Coríntios 10:25-28)

2. COMO LIDAR COM OS SABATISTAS:


2. a. Sempre esteja preparado : 2Tim 2:15; Rom 3:19; 1Ped 3:15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. (Romanos 3:19)

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)

2. b. Se sabatistas “atacarem sua casa”, “em missão”, explique-lhes amorosa mas muito firmemente que seu amor a Deus lhe proíbe receber o erro em casa: Gal 1:8-9; 2Joa 10-11. Ofereça-se para (com irmão maduro) falar de Cristo, a cada um deles, em separado, num local neutro.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja ANÁTEMA. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja ANÁTEMA. (Gálatas 1:8-9)

10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, NÃO O RECEBAIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2 João 1:10-11)

2.c. Numa oportunidade de falar a um sabatista “não em uniforme de ataque”:
- Concentre-se em apresentar o plano de salvação, como Deus lhe orientar (uma possibilidade: 1Joa 1:8-10; 2Ped 3:9; Efe 2:8-9; Rom 10:8-11).
8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10)

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:8-11)


- Responda (sem irar-se) às objeções e volte rapidamente à “estrada principal”: o plano de salvação .

- Enfatize graça (Efe 2:8-9) e justificação (Rom 2:24-25; 8:33-34). E a segurança da salvação (Rom 8:31-39; 29-30; 11:29; Joã 10:27-30.// Rom 5:8-10.// Fp 1:6; 2Tim 1:12.//Joã 10:28; 3:14-16,36).
* 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

* 24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. (Romanos 2:24-25)

31 ¶ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:31-39)

29 ¶ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:29-30). Pode Deus (que é o Onisciente e Todo-poderoso) falhar em tudo isto que já fez por cada um de seus filhos, desde antes da fundação do mundo?

Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Romanos 11:29)

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. (João 10:27-30)

8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. (Romanos 5:8-10)

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 10:28)

14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:14-16)

Aquele que CRÊ no FILHO tem a vida ETERNA; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). ACF e ARC (até 1948) são as autênticas Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), são as únicas que o crente deve usar, pois são fielmente traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



Hélio de Menezes Silva, 1991.




Nenhum comentário:

Postar um comentário