Dentro da
unidade do único Deus existem três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o
Espírito Santo; e estes três compartilham da mesma natureza e atributos; então,
com efeito, estes três são o único Deus.
Há muitos
cristãos evangélicos que consideram o movimento Pentecostal Unicista (também
conhecido como "Só Jesus") como um movimento cristão evangélico. A
realidade é que este movimento está muito longe de ser considerado como
cristão; está mais para uma seita. Uma das definições teológicas de seita é: Qualquer grupo que se desvia das doutrinas
fundamentais do cristianismo, como a Trindade, a divindade de Jesus Cristo e a
salvação pela graça, através da fé em Jesus Cristo somente.
Os
maiores grupos o melhores conhecidos que compõem o movimento Pentecostal
Unicista são:
· Igreja Apostólica da Fé em
Cristo Jesus
· Igreja Pentecostal Unida
· Igreja Pentecostal da Fé
Apostólica
· Outros grupos independentes
que também crêem na unicidade de Deus, como por exemplo, a Igreja Voz da
Verdade, Pentecostal Unida do Brasil, Tabernáculo da Fé, Igreja de Deus do
Sétimo Dia etc.
Os
pentecostais unicistas negam uma doutrina fundamental do Cristianismo: a
doutrina da Trindade.
Este
artigo foi escrito exclusivamente para alertar ao corpo de Cristo acerca deste
movimento sectário e demonstrar à luz das Escrituras como os Unicistas estão
equivocados sobre a verdadeira natureza de Deus. Seguimos a orientação de Judas
3, que nos exorta a lutar ardentemente pela fé que uma vez por todas foi dada
aos santos.
O ARGUMENTO UNICISTA
A
doutrina unicista está baseada no entendimento de duas verdades bíblicas. Estas
bases bíblicas são usadas como fundamentos sobre o ponto de vista que tem de
Deus e Jesus Cristo. A primeira verdade bíblica é que há somente um Deus e que Jesus
é Deus. Destas duas verdades, os Unicistas deduzem que Jesus Cristo é Deus
em sua totalidade, sendo assim, Jesus tem que ser o Pai, o Filho e o Espírito
Santo, rechaçando a doutrina da Trindade.
O ARGUMENTO TRINITÁRIO
A Igreja,
através dos séculos, sempre ensinou que dentro da unidade do único Deus existem
três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estes três
compartilham da mesma natureza e atributos; então, com efeito, estes três são o
único Deus.
A
teologia unicista ensina que Jesus Cristo é o Pai encarnado, e que o Espírito
Santo é Jesus Cristo também. Estes ensinamentos são o pilar da teologia
unicista. Vejamos se esta noção está em harmonia com as Escrituras.
É JESUS O PAI?
Versículos
que os Unicistas usam para provar que Jesus é o Pai.
Isaías 9:6 – o "Pai
Eterno"
Este
versículo não ensina que Jesus é o Pai. O título "Pai eterno",
refere-se ao fato de que Jesus é o Pai da eternidade; em outras palavras, Jesus
sempre existiu (João 1:1); Ele não foi criado, não teve princípio (João 17:5).
O
termo "Pai" não era o título que se costumava usar para dirigir-se a
Deus no Antigo Testamento. Assim, este versículo não ensina que Jesus é o
"Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (1ª Pedro 1:3); em outras
palavras, Jesus não é seu próprio Pai.
João
10:30 – "Eu o Pai somos um"
Se
Jesus houvesse querido dizer que ele é o Pai, haveria dito: "Eu e o Pai
sou um" ou "Eu sou o Pai", que seria a expressão gramatical
correta. Jesus não pode ser acusado de ter sido um mal comunicador.
"Somos"
(gr. esmen), a primeira pessoa do
plural. Jesus e o Pai são um em natureza e em essência, porque Jesus é Deus,
como o Pai, mas não é o Pai.
João
14:8, 9 – "Disse Filipe:
"Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: "Você
não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto
tempo? Quem me vê, vê ao Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?"
Jesus
NÃO disse a Filipe que era o Pai.
Jesus
veio como representante do Pai; veio demonstrar-nos o caminho ao Pai (v.6). Em
João 5:43, Jesus disse: "Eu vim em nome de meu Pai [na autoridade do Pai,
com as credenciais do Pai], e vós não me recebeis; se outro viesse em seu
próprio nome [em sua própria autoridade, com suas próprias credenciais; como o
anticristo], a esse receberíeis".
Quantas
vezes temos orado: "Pai, ajuda-me para que as pessoas te vejam em
mim". Acaso isso quer dizer que quando as pessoas virem você, estarão
vendo literalmente ao Pai? Certamente que não, nem tampouco você estaria
realmente pensando nisso, mas sim, estaria pedindo que Deus o ajude a
representá-lo corretamente diante das pessoas para que possam ver a Deus
através de sua vida. Por isso Jesus disse a Felipe: "O que me viu, viu ao
Pai", porque ver a Jesus, quem representou ao Pai foi como se estivesse
vendo ao Pai. Mas Jesus NÃO estava dizendo que ele era o Pai.
QUE DIZ A BÍBLIA ACERCA DE JESUS E O PAI?
Jesus
é referido como "Filho" mais de 200 vezes no Novo Testamento e nunca
é chamado de "Pai".
Jesus
referiu-se ao Pai mais de 200 vezes como alguém distinto dele.
Em
mais de 50 versículos podemos observar o Pai e a Jesus, o Filho, lado a lado.
Nos
Evangelhos, Jesus nunca referiu-se a si mesmo como "Filho", do mesmo
modo que ele se referia ao Pai como "meu Pai" (João 20:17).
No
Novo Testamento repetidamente encontramos expressões como estas:
Romanos
15:5-6 — "O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de
unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês
glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo".
2ª
Coríntios 1:3 — "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Pai das misericórdias e Deus de toda consolação..."
Filipenses
2:10-11 — "...Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra
e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a
glória de Deus Pai".
1ª
João 1:3b — "Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus
Cristo".
1ª
João 2:1 — "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem.
Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o
Justo".
2ª
João 3 — Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o
Filho do Pai, estarão conosco em verdade e amor".
No
Evangelho de João, Jesus refere-se a si mesmo como enviado pelo Pai, mas nunca
referiu-se a si mesmo como o Pai que enviou ao Filho.
O
Pai enviou a alguém separado dele, chamado Filho.
1ª
João 4:9-10,14 — "Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós:
enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por
meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em
que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação por nossos pecados.
(...) E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o
Salvador do mundo".
É JESUS O ESPÍRITO SANTO?
Versículos
que os Unicistas usam para provar que Jesus é o Espírito Santo.
2ª
Coríntios 3:17 — "Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do
Senhor, ali há liberdade".
O
texto não diz que "Jesus é o Espírito". Se a passagem dissesse isto,
talvez os Unicistas tivessem um ponto forte, mas como não diz isto, eles
assumem que a palavra "Senhor" se refere a Jesus Cristo.
O
"Espírito" aqui é chamado de Senhor no sentido de identificá-lo com
Javé (Jeová) ou Deus, e NÃO com Jesus, já que o versículo 16 diz: "Mas
quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado". Trata-se de uma
referência a Êxodo 34:34: "Porém, vindo Moisés perante o SENHOR [Javé]
para falar-lhe, removia o véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel
tudo o que lhe tinha sido ordenado".
O
contexto sempre é que determina a quem se está referindo quando a palavra
"Senhor" é usada. No versículo 17 a palavra "Senhor" está
referindo-se a Javé e não a Jesus, já que o versículo 16 e todo o contexto
assim demonstra.
Se
os Unicistas estivessem sempre corretos ao interpretar "Senhor" como
"Jesus", como ficaria Filipenses 2:11? O texto diz: "E toda
língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai".
Seguindo a linha de raciocínio dos Unicistas, teríamos de concluir erroneamente
que: "E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Jesus...". Isto não
é o que este versículo está dizendo, mas o que está ensinando é que: "E
toda língua confesse que Jesus Cristo é Deus. Porém, não Deus, o Pai, porque no
mesmo versículo diz que isso será feito "para a glória de Deus Pai".
Romanos
8:9 — "Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do
Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o
Espírito de Cristo, não pertence a Cristo".
Este
versículo NÃO mostra que Jesus é o Espírito Santo. A única coisa que está
dizendo é que se alguém não tem o Espírito que produz fé em Cristo e demonstra
o caráter de Cristo ou seja "o Espírito de Cristo", ele não é parte
do corpo daquele que morreu por nossos pecados. Ele é todavia controlado pela
"natureza pecaminosa".
O
versículo 11 faz distinção bem clara entre o Pai que levantou a Jesus dos
mortos, o Espírito pelo qual Jesus foi levantado e Jesus, quem foi levantado.
Não se pode ignorar a distinção de pessoas apresentada neste versículo.
QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE JESUS E O ESPÍRITO SANTO?
Mateus
12:31-32 — O texto fala da blasfêmia contra o Espírito Santo. A conclusão
lógica que é extraída deste texto é que se a blasfêmia contra o Espírito Santo
não vai ser perdoada, mas a blasfêmia contra o Filho vai ser perdoada, então o
Filho NÃO é o Espírito Santo.
João
14:16 — O Espírito Santo é o "outro Consolador".
João
15:26 — Jesus enviou o Espírito Santo.
João
16:13 — O Espírito Santo demonstra humildade e busca glorificar a Jesus.
Depois de
termos visto que Jesus não é o Pai nem tampouco o Espírito Santo, podemos nos
dar conta de que os Unicistas têm um conceito equivocado da verdadeira natureza
de Deus.
Se Jesus
não é o Pai, mas é Deus, e o Pai não é Jesus e é Deus, e o Espírito Santo não é
Jesus e é Deus e a Bíblia diz que somente há um Deus, então isto significa que
dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho
e o Espírito Santo; e estas três compartilham a mesma natureza e atributos;
então, com efeito, estas três são o único Deus.
Uma coisa
é dizer "Eu não entende a doutrina da Trindade" e outra coisa é dizer
que "a doutrina da Trindade é falsa", "pagã",
"diabólica", "antibíblica". A Bíblia faz uma advertência
muito forte para esta classe de pessoas quando nos diz: "...Este é o
anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não
tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai" (1ª João
2:22b-23).
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