domingo, 21 de julho de 2013

orientação para lider

Mt 28: 18-20
"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."

Ø   “Ide e fazei discípulos de todas as nações”

O mandamento  do Senhor para nós é ir fazer discípulos. Todos são chamados a participarem dessa tarefa, que não é um dom especial, e sim um mandamento, e todos os que crêem em Cristo não tem outra opção, senão obedecer.


É o relacionamento entre um mestre e um aluno baseado no modelo que é Cristo. Onde o mestre reproduz no aluno a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos

Este relacionamento liga a pessoa à cadeia de autoridade existente na Igreja. Assim o discípulo é acompanhado em seu processo de crescimento e ajudado a conformar sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da Igreja.

Ø   Discipular é transmitir a vida de Jesus. É reproduzir essa vida em outras pessoas, ensinando-as a guardar tudo que Ele ordenou.


Por que Jesus fez assim e mandou que fizessemos assim. Ele concentrou seus esforços em 12 homens. Ministrou em suas vidas 3 anos dia e noite, nos dando o exemplo de como devemos fazer.

Esta é única a maneira de trazer todos os homens de volta ao governo (disciplina) de Deus.

C) A Questão da Autoridade

§         Sem submissão não há formação :  O discípulo deve ser manso e humilde, estando sujeito aos irmãos, aos líderes, sem rebeldia e obstinação.
§         Sem submissão não há autoridade : O princípio básico para ter autoridade é estar debaixo de autoridade e se sujeitar a ela. ( Ex: Jesus )
§         Ninguém tem autoridade em si mesmo. Nossa autoridade vem de Jesus.
§         Autoridade é diferente de autoritarismo: O discipulador precisa entender que ele é o servo do discípulo e não o dono. Deve ensinar todo o Conselho de Deus e não os seus gostos e preferências pessoais


§         A Palavra de Deus: A essa o discípulo deve ter uma submissão absoluta. Quando damos a Palavra de Deus a um discípulo e ele não a recebe, está sendo rebelde. Nesse caso devemos seguir as orientações dadas por Jesus em Mt 18.15-20, ou seja a pessoa poderá até ser disciplinada. Todos no Corpo de Cristo, e não apenas o discipulador, têm autoridade para corrigir e repreender outro irmão dentro do ensino da Palavra. (Deve-se observar, antes, o ensino de Gl 6.1 e Mt 7.1-5).
§         Nossos Conselhos: A submissão aqui é relativa. Exemplo: quando dizemos a um discípulo que ele não pode casar com uma moça incrédula, estamos dando a Palavra do Senhor. Isso é absoluto. Mas quando falamos que não é bom  que  ele  se  case  com a “irmã fulana”, estamos dando um conselho. Pode ser que o conselho que damos seja baseado no conhecimento que temos da Palavra de Deus mas, mesmo assim não passa de conselho. É relativo. Se o discípulo rejeita um conselho, não é necessariamente um rebelde. Entretanto, aquele que nunca aceita conselhos, é orgulhoso e auto-suficiente. Não pode ser edificado.
§         Nossas Opiniões: Não é necessário nenhum tipo de submissão às opiniões e gostos pessoais do discipulador.





§         É aquele que crê em tudo que Cristo disse e faz tudo que Cristo Manda.
§         É aquele que aprende, que vive o que aprende e que o comunica.


§         Ama a Jesus sobre todas as coisas ( Lc14:26-27)
§         Renuncia a tudo que possui ( Lc14:33)
§         Pratica a Palavra (Jo8:31)
§         Ama o seu próximo (Jo13:34-35)
§         Dá muito Fruto (Jo15:8)


Ø   Vendo, ouvindo e perguntando.

O relacionamento espontâneo e constante  entre o discípulo e o discipulador faz surgir oportunidades de ensino, exortação, consolo e em situações do dia-a-dia.


§         Experimentar o batismo no Espírito Santo
§         Aprender a manusear a Bíblia
§         Demonstrar sujeição a autoridade de Cristo e da Igreja
§         Demonstrar compromisso e envolvimento com os irmãos. (reuniões, contribuições, serviço)
§         Ter revelação da pessoa e da obra de Jesus.
§         Aprender  a apostila básica ( Conhecendo a Vontade de Deus )
§         Vencer os principais problemas do velho homem (vícios, impurezas, rebeldias, mentiras, desonestidade, etc.)

Material de trabalho : apostila Conhecendo a Vontade de Deus, Plano de Leitura do Novo Testamento, Fundamentos para Fé e Obediência.

§         Manter e aperfeiçoar o que foi alcançado.
§         Proclamar e testemunhar de Jesus
§         Manifestar os dons do Espírito Santo
§         Caminhar em companheirismo  ( oração, ensino e edificação mútua )
§         Ter clareza sobre o Evangelho do Reino
§         Ter clareza sobre o Propósito Eterno de Deus

Material de Trabalho : apostilas Princípios Elementares, O Propósito Eterno de Deus e Fundamentos para Fé e Obediência

§         Manter e aperfeiçoar o que foi alcançado.
§         Ter revelação da sua vocação  (Rm8:29 Mt28:18-20)
§         Ter uma disciplina de oração e leitura da Palavra.
§         Buscar capacidade e graça para transmitir a Palavra.

Material de trabalho: apostilas O Propósito Eterno de Deus, Fundamentos para  Fé e Obediência






A tarefa do discipulador é ensinar o discípulo a observar todas as coisas que Jesus ordenou.


Todo cristão é chamado para discipular  (Mt28:18-20)

Todo discípulo deve ser formado para cuidar de discípulos. Uma vez que ele atinge os alvos propostos (item 2-D) , ele está pronto para fazer o mesmo com outros.


Jesus não era um homem de púlpito. Não era um homem de mensagens elaboradas ou entusiasmadas. Jesus era um homem de relacionamentos. Seus discípulos aprenderam tudo vendo.  (1Jo1:1)

§         Um dos fatores importantes para que os discípulos aprendam a amar é que sejam amados
§         Espírito Santo nos dá a capacidade de  amarmos e de demonstrarmos o amor
§         Os discípulos amarão uns aos outros ( isso vai causar impacto no mundo)
§         O amor é a única maneira de conquistarmos uma reação favorável dos homens

§         Compartilhar sua vida ( este é o melhor ensino)
§         Ter encontros freqüentes ( máximo quinzenais )
§         Ir na frente ao invés de só apontar o caminho
§         Ensinar com a vida

§         O discipulador deve ser e fazer tudo aquilo que quer que seus discípulos sejam e façam.
§         Jesus vivia os seus ensinamentos, mostrando assim que funcionavam
§         A melhor escola é o exemplo. O que não ensinamos por exemplo, na verdade, não ensinamos.

§         Começar encarregando de pequenas tarefas, supervisionando sua atuação com sabedoria.
§         Isso ajudará o discipulador a descobrir as deficiências, virtudes e dons; tornando o discípulo mais aberto ao ensino
§         Ajudar a superar as dificuldades e direcionar o ministério.


§         Averiguar com atenção se o discípulo está indo em direção ao alvo, conforme item 2-D.
§         Mostrar o que ele tem que mudar, deixar ou manter.
§         Para uma visão geral das áreas a serem supervisionadas ver item 5.

Levar os discípulos a frutificação
§         Ensinar a evangelizar
§         Proclamar e testemunhar juntos
§         Visitar contatos juntos
§         Todo discípulo deve dar fruto.






Se ao pensar na igreja nos limitamos à reunião geral, aos grupos familiares, nos enganamos. A mudança na edificação das vidas se produz quando tomamos plena consciência que estamos formando e levantando uma comunidade, um povo. Tudo então tem um novo valor, até as coisas mais pequenas e naturais da vida são importantes. Já não nos preocupamos somente com a conduta, os aspectos espirituais e o serviço na igreja, mas com tudo que diz respeito a vida de um povo. ( ex: uma correta linha de valores, pagamento de impostos, melhoria de vida, descanso, saúde, alimentação, administração do dinheiro, piedade, testemunho, etc. )

As bases para edificação de uma vida são:
§         Revelação da pessoa de Jesus Cristo , o Senhor.
§         Arrependimento
§         Batismo nas águas
§         Dom do Espírito Santo
§         Confissão de pecados

As metas são partes (aspectos) do Alvo. São objetivos estabelecidos para a vida de um discípulo que o ajudarão a ser como Jesus.


§         Manter um grupo de pessoas
§         Chegar a ser um grande pregador
§         Resolver problemas do povo
§         Ser um dirigente de reunião

Ø   Edificar é mais que resolver problemas pessoais, é  completar o que falta para alcançar a meta proposta 1Ts 3:10


§         Formação do caráter : humildade, mansidão, generosidade, temperança, etc.(Gl5:22)
§         Estabilidade econômica : trabalho, vivência digna
§         Família bem estabelecida  : de acordo com o propósito de Deus para a família
§         Relação correta com Deus : vida de fé e orientação do Espírito Santo.
§         Boas obras : servir, ser eficiente na extensão do reino de Deus.


§         Estabelecer metas corretas
§         Determinar os passos a dar para alcançá-las

Quando temos metas corretas, claras e definidas, para uma pessoa, devemos logo determinar os passos a serem dados para alcançá-las. Além disso, analisar o valor da meta e o esforço que se vai empregar. Em alguns casos podemos determinar o tempo que vai tomar.

São necessários: tempo, esforço e trabalho para chegar a uma meta feliz. Sempre devem ser consideradas todas as opções possíveis. Quando há clareza sobre aquilo que se quer alcançar (objetivos), então se deve determinar os passos para a conclusão.


1) Um casal jovem rumo ao casamento

Os dois são fiéis ao Senhor, sujeitos ao senhorio de Cristo, tem idade suficiente e querem se casar. Ele não tem bens nem ofício.

Começamos a fixar metas para 1 ano, por exemplo. O que ele deve ter alcançado neste tempo?
a)      Trabalho                - meta: seu próprio negócio ou profissão definida.
b)      Terreno                 - meta: sua própria casa.
c)      Noivado                - meta: casamento
d)      Obra do Senhor     - meta: formar vidas e liderar um grupo.

2) Um casal com problemas de caráter

Não se toleram entre si, estão a ponto de separar-se.

a)      Fazer com que os dois tenham confiança em quem os aconselha
b)      Colocar disposição nos dois para buscar a solução dos problemas
c)      Compartilhar fé a seus corações
d)      Fixar metas com respeito ao caráter. Por exemplo para o homem:
-         Fazer uma lista das coisas que acha que está mal
-         Fazer outra lista com as características que gostaria de ter
-         Logo fixar-lhe metas: ( para que a esposa lhe honre, para ser o homem que gostaria de ser, autodisciplina).

D) Como formar uma vida

a)      Sujeição, relação de amor e cuidado.
b)      Dar diretrizes claras e específicas
-        Instrução específica : é a que se dá somente para uma determinada situação
-        Instrução progressiva : toda instrução deve ser dada com o fim de chegar a uma meta; portanto devemos ter instruções corretas para dar. Quatro níveis de instrução:
-         Básica
-         Pelos problemas
-         Formativa ( como a pessoa deve ser segundo a ordem de Deus )
-         Para alcançar maturidade
c)      Oração, dependência do Senhor, direção do Espírito Santo
d)      Companheirismo ( fazer tarefas juntos )
e)      Descobrir seu dom particular, animar-lo, estimular-lhe a fé
f)        Avaliar os resultados


Não edificamos somente para hoje. Lançamos as bases da igreja do futuro. Faça esta pergunta:

Como quero ver a igreja dentro de 5, 10 ou 20 anos ?

Esta pergunta só terá resposta adequada se adquirirmos uma mentalidade de que estamos edificando um povo.


Com os cinco dedos da mão recordamos as áreas básicas que devemos cobrir:

·        Polegar: Senhorio de Cristo ( evangelho do reino, batismo nas águas e no Espírito Santo, a meta )
·        Indicador: Relação com Deus ( oração, adoração, louvor, leitura bíblica, confissão de pecados, orientação do Espirito Santo )
·        Médio: Serviço ( boas obras, fazer discípulos, o povo de Deus, a unidade da igreja )
·        Anular: A família
·        Mínimo: Economia, administração, trabalho, estudos, mordomia.

Ø   Comunicar estas verdades é lançar o fundamento e edificar uma vida. Devemos dedicar especial atenção ao ensinamento que se dá a uma pessoa, porque será o Fundamento.

De acordo com o primeiro ensinamento que uma criança recebe é determinado o desenrolar de sua vida. Se uma pessoa se converte em um grupo ritualista, o mais provável é que a pessoa se torne ritualista. O primeiro ensinamento faz uma marca muito forte.





Um bom discipulado  requer uma supervisão em todas as áreas da vida do discípulo. Não se trata de um controle da vida da pessoa, e sim de uma ajuda em seu crescimento.



a)       Oração, fé e dependência de Deus:
b)       Leitura e estudo da palavra;
c)       Louvor e adoração;
d)       Confiança na provisão de Deus;
e)       Amor e conhecimento de Deus;

Obs: Como algumas pessoas têm dificuldade em manter o período  devocional, algumas atitudes podem ser úteis: 
§         Ajuda-lo a encontrar o melhor horário para esse período.
§         Estimular o discípulo a desenvolvê-lo ;
§         Fazê-lo juntamente com o discípulo, caso ele não consiga fazer  sozinho.


a)       Relacionamento marido - esposa, comunicação
b)       Papéis básicos de cada um
c)       Relacionamento com os filhos
d)       Participação na vida dos filhos
e)       Relacionamento sexual
f)        Ordem e administração doméstica
g)       Finanças no lar
h)       Conflitos

a)       Participação com a família
b)       Obediência aos pais ( autoridade )
c)       Amizade com os irmãos
d)       Relacionamento com o sexo oposto, noivado e casamento


a)       Nível de abertura (Confissão de pecados, sinceridade)
b)       Está sujeito aos ensinos?
c)       Detectar se há algum problema, em relação aos pastores ou se não há uma abertura para com  eles.

a)       Observar se o discípulo consegue ou não se aproximar e ser amigo de pessoas do mesmo nível
b)       Estimular e orientar o relacionamento de companheirismo
c)       Verificar se existem barreiras ou mágoas com outros irmãos.
d)       Convivência , estar junto com diversos irmãos
e)       Servir  aos irmãos no espiritual e no natural

a)       Observar se há disposição em servir o corpo de Cristo
b)       Identificar os dons que a pessoa  tem e procurar desenvolvê-los
c)       Participação nos grupos caseiros (Igreja nas casas)
d)       Participação em todas as atividades formais e informais



a)       Disposição para trabalhar
b)       Pontualidade
c)       Submissão ao patrão, respeito com os empregados
d)       Constância no emprego
e)       Testemunho de vida e de palavras
f)        Responsabilidade  do empregado e do empregador

a)       Freqüência
b)       Rendimento ( trabalhos, provas )
c)       Relacionamento com professores e alunos
d)       Testemunho

a)       Obediência  às autoridades civis e militares
b)       Pagamento de dívidas e impostos

a)       Prosperidade financeira, negócios
b)       Administração  financeira
c)       Dízimos, ofertas, generosidade
d)       Sociedades com incrédulos



a)       Integridade
b)       Humildade
c)       Domínio
d)       Higiene, bons hábitos, modos e costumes
e)       Provações e sofrimentos
f)        Altruísmo
g)       Cuidado com o corpo, santidade
h)       Masculinidade / Feminilidade
i)         Desenvolvimento da personalidade
j)         Amor próprio
k)       Fruto do Espírito, andar no Espírito
l)         Exercício do corpo e da mente
m)      Iniciativa própria
n)       Vida de vitórias




Material de trabalho: como base para esta supervisão podemos usar as apostilas Fundamentos para Fé e Obediência, O Propósito Eterno de Deus, Orientações para o Líder , Fundamentos, Estudos Complementares










O grupo caseiro é uma pequena comunidade de discípulos relacionados estreitamente sob uma condução adequada, para desenvolver-se em qualidade, unidade e quantidade,  mediante a oração, o ensino, a comunhão, o serviço mútuo, o exercício dos dons e no ganhar e formar novos discípulos.

O grupo caseiro (ou igreja na casa) é parte da igreja na cidade e deve estar sob a autoridade do presbitério local. Devido a anormalidade em que vivemos o presbitério local é o presbitério da congregação.



A ordem de Jesus não foi “ide, fazei grupos caseiros...” e sim “ide, fazei discípulos”. O essencial no grupo caseiro é o discipulado. Se um grupo desses não tem vínculos de discipulado, tem perdido a essência e se reduz a uma simples reunião caseira.

O discipulado significa que existem discipuladores, discípulos, juntas, ligamentos, compromisso, sujeição, formação de vidas, formação de líderes, serviço, ação, evangelização, multiplicação, crescimento, etc.



Integrar, formar e enviar os discípulos

Integrar a cada um
§         Mediante o amor e a comunhão dos membros de todo o grupo.
§         Companheirismo estreito entre dois ou três discípulos.
§         Relacionamento com seu discipulador.

Formar a cada um
§         Pelo ambiente de fé, gozo, santidade, amor, oração, serviço, etc.
§         Pelo exemplo de vida e obra.
§         Pelo ensino da Palavra de Deus.  O propósito do ensino é que conheçam a palavra, vivam e saibam ensinar a outros.


Enviar a cada um
§         Criando consciência de que são obreiros.
§         Criando circunstâncias. (leva-los conosco a fazer a obra, dar tarefas)
§         Delegando responsabilidades.
§         Tendo uma visão clara de sua função local (na cidade) e extra-local

Isto significa dizer que o grupo tem como alvo : EDIFICAÇÃO, COMUNHÃO, EVANGELISMO,  MULTIPLICAÇÃO e DISCIPULADO.



§         Recém convertido
§         Discípulo em formação
§         Discipulador
§         Auxiliar do líder
§         Líder do grupo

Na estrutura da congregação segue:
§         Diáconos
§         Pastores-mestres
§         Apóstolos, profetas e evangelistas.



§         Quantos discípulos verdadeiros existem no grupo ( segundo Lc 14:26-33 ) ?
§         Quantos sabem fazer discípulos?
Ou seja, sabem:
§         Pregar com clareza o Evangelho do Reino.
§         Guiar novos discípulos pela Porta do Reino.
§         Discipulá-los
§         Quantos estão ocupados nesta obra?
§         O que se está fazendo para melhorar esta situação?



Ø   É responsabilidade de cada grupo preparar todos os seus integrantes e envolvê-los na ação evangelizadora.

Há muitas formas de evangelizar. A partir do grupo caseiro sugerimos quatro maneiras:

§         Sair nas ruas para testificar as pessoas com todo o grupo. Isto libera e aviva os irmãos.
§         Tomar várias ruas de um bairro e visitar casa por casa.
§         Fazer reuniões nas casas de discípulos novos convidando vizinhos, amigos e parentes, com o objetivo de evangelizar.
§         Criar empreitadas : cada membro do grupo elabora uma lista de vinte ou trinta pessoas incrédulas ou afastadas, pelas quais se propõe a orar e visitar, e depois de um determinado tempo levar a Palavra.





"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vista ao reto ordenamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"
Ef4:11-13


O mesmo dos pastores (Ef4:12-13):  o reto ordenamento dos santos , para o desempenho do seu ministério, a edificação do corpo de Cristo.


O alvo do líder é que determina sua função. Edificar o corpo de Cristo é ministério de TODO discípulo. A função do líder é ordenar corretamente os discípulos para que desempenhem seu ministério.


Em Jo 15:1-5 vemos que Cristo é a videira, o Pai é o agricultor, nós somos apenas ramos. Não podemos querer ser o agricultor.

O líder é um cooperador da obra. A obra é de Deus, a lavoura é de Deus, o edifício é de Deus. Nós apenas cooperamos ( operamos junto ), sem Ele nada podemos fazer.

O líder não é um pregador, uma pessoa com oratória e palavras eloqüentes. O líder deve apenas “harmonizar” os discípulos para que o Senhor faça a obra. Deve ser intenso na supervisão dos vínculos de discipulado.


O exemplo é a melhor escola e nesta escola temos dois princípios:

§         O mestre deve ser e fazer tudo o que ele quer que o discípulo seja e faça.
§         O discípulo deve ter disposição de ser e fazer como o mestre.

O ensino que temos que transmitir não consiste em regras ou preceitos, mas sim uma pessoa: Jesus Cristo, o filho de Deus. Transmitimos Jesus quando Ele pode ser visto em nosso agir falar e pensar.

Assim podemos dizer como Paulo : “sede meus imitadores como eu sou de Cristo” (1Co11:1)

Ou seja, não adianta falar e incentivar os irmão a proclamar a palavra, evangelizar, sair as ruas, serem pontuais, freqüentes, fervorosos, participativos, etc. Temos que fazer junto com eles, temos que ser o exemplo deles em todas estas áreas.


Aqui vemos a importância de ter uma visão clara. A visão que alguém tem é que determina sua estratégia. A estratégia sempre é fruto da visão.

Quando falamos de visão estamos falando do Propósito Eterno de Deus : “ter uma grande família de muitos filhos semelhantes a Jesus”.  E quando falamos de estratégia estamos falando de “como alcançar este propósito”.

De forma muito resumida e prática, o líder deve se relacionar com seu discipulador e companheiro formando juntas bem ligadas e ajustadas, conforme Ef4:16. Este relacionamento deverá produzir crescimento, ajuda mútua, perseverança no Senhor, comunhão, sacerdócio, proclamação, fruto e  ministério de discipulado.

Esta experiência que o líder tem é que deve ser comunicada a seu grupo de discípulos, de modo que se relacionem uns com os outros produzindo as mesmas coisas sob a  supervisão adequada do líder.

Ø   Esta é a função principal do líder. Isto é mais do que conduzir reuniões, é formar corpo.

Se o líder ordenar os discípulos desta maneira, poderá ficar “tranqüilo”, as reuniões serão uma benção, participativas, dinâmicas, com ação nas ruas e o corpo de Cristo se edificará.

Mas lembremos sempre que é o Espírito Santo que faz o corpo funcionar
(1Co12:12-14 , 25-27)


O líder deve olhar para TODOS os irmão do grupo como sendo líderes em potencial. Nem sempre verá neles as características desejadas, estas serão formadas a seu tempo de acordo com o que falamos acima. Olhe como Jesus olhou para Pedro, um rude pescador, sem cultura, estabanado e impulsivo, mas com o coração no Senhor. Em pouco mais de três anos o Espírito o transformou num dos líderes da Igreja original.

Ø   O auxiliar é o próximo líder. É o discípulo que está mais próximo de ser líder.

O líder deve trabalhar com ele “trazendo-o mais para perto”, fazendo a obra junto, dando tarefas, permitindo que ele ministre na sua presença, exortando, ajudando e ensinando de forma a suprir aquilo que falta para que ele seja líder. O Auxiliar não é um suplente, ele está em treinamento.

Lembramos novamente que sua principal função não é conduzir reuniões (embora deva ser formado nisso também) e sim formar corpo, mobilizando e supervisionando outros discípulos para que façam o que ele faz.

Com o crescimento, o grupo se ramificará. O auxiliar será o líder de um dos ramos e deverá identificar entre seus discípulos um que seja seu auxiliar.


Sabemos que isso não é o mais importante, mas tem o seu lugar. Uma vez por semana o líder estará reunido com seus discípulos no grupo caseiro e deverá cuidar para que os objetivos propostos para o grupo sejam atingidos. Aí vão algumas recomendações práticas:

§         O líder e o auxiliar e as respectivas esposas devem estar no local da reunião meia hora ( 30 minutos ) antes do horário marcado, para orar e buscar o Senhor criando um ambiente favorável a operação do Espírito Santo.
§         Ser espontâneo e simples. Está na presença de irmãos simples e não de oradores ou  teólogos.
§         Todo ensino deve se manter na simplicidade para que todos compreendam.
§         Simplicidade não significa superficialidade. O líder deve orar, buscar o Senhor, receber dele a palavra, meditar nela, recebê-la em seu coração e depois dividi-la com o grupo com graça. As palavras mais profundas de Jesus foram ensinamentos simples : “amai-vos uns aos outros...”, “ide, fazei discípulos”, “eu sou o caminho, e a verdade e a vida”, etc
§         Enquanto ministra estimular a participação de todos (inclusive crianças), fazendo perguntas, conferindo se estão atentos, isso com sabedoria.
§         Estar sensível ao Espírito Santo. Enquanto os irmão oram , discernir o que Deus quer.
§         Saber aproveitar bem o tempo. Temos duas horas que podem ser bem aproveitadas. Podemos ter em uma mesma reunião oração, adoração, confissão de pecados, compartilhar, ensino específico e comunhão se não perdermos tempo com o que não interessa.
§         Não passar a imagem de super-homem, perfeito e impecável. O líder também é um discípulo que tem falhas e precisa de cuidados e seus discípulos devem saber disso.
§         Se ofender alguém, se errar, se atrasar,  peça perdão, não exite.
§         O líder deve estar atento aos que falam muito e aos que falam pouco.
§         A família do líder deve participar com ele sendo exemplo.
§         Não atrasar para iniciar e terminar a reunião.
§         Ter dia, horário e local definidos para a reunião, evitando alteração ou cancelamento.





Nos dias de hoje, diante de tantas ênfases e de ventos de doutrina, é fundamental que entendamos claramente qual é a visão que Deus tem nos dado, qual é a base dessa visão e como pretendemos nos manter e avançar sobre ela até a restauração completa da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Somente assim poderemos responder a estas e a outras questões.

Tem esse estudo, por objetivo, levantar e esclarecer alguns pontos que julgamos essenciais para a vida da congregação.

Que o Senhor da obra nos dê espírito de revelação, sabedoria e quebrantamento para sabermos e experimentarmos qual seja a Sua boa, perfeita e agradável vontade (Rm 12:1,2).


Somos parte do corpo de Cristo na cidade. Buscamos andar em uma visão de restauração e viver como discípulos de Jesus, crendo em tudo que Ele disse e fazendo tudo que Ele ordenou. Cremos que a Igreja é uma e buscamos andar em unidade com todos aqueles que se arrependeram de seu pecado de independência, foram unidos a Cristo pelo batismo e tem Jesus como Senhor de suas vidas.


Existimos para manifestar ao mundo através de nossa proclamação e testemunho pessoal a vida de Jesus e cooperar no cumprimento do propósito eterno de Deus, ganhando, equipando e enviando os discípulos para serem sal e luz na localidade e em todas as nações.

Tendo como princípio o discipulado e como prática os grupos caseiros, buscamos ser uma comunidade modelo em amor, unidade, comunhão, misericórdia, serviço e poder do Espírito Santo para que assim sejamos abençoadores e transformadores desta geração e das vindouras.


Quando nos identificamos, devemos dizer que somos de uma Igreja “em restauração” ou no “mover de restauração”. Mas, o que é Restauração ?

Para entendermos restauração precisamos olhar para a história da Igreja ao longo dos séculos e reconhecer que, por muitas razões, a Noiva de Cristo tem estado muito aquém daquilo que o seu Noivo (Jesus) espera.

Muita coisa foi perdida e outras tantas foram agregadas na estrutura simples que a palavra de Deus nos mostra.
Diante desse fato podemos ter quatro atitudes: a) Passividade, que seria o desconhecimento de tudo o que Deus quer restaurar; b) Indiferença, que ocorre quando, apesar de conhecermos essas verdades, não temos preocupações com respeito às mudanças; c) Impotência e Resignação, que ocorre quando enxergamos todas as mudanças, temos as inquietações necessárias, mas não vemos como realizá-las; d) Fé e compromisso, que ocorre quando, apesar de todas as dificuldades, nos empenhamos em fazer as mudanças, entendendo que essa é a vontade de Deus.

Podemos definir o que é Restauração com a seguinte frase: “Manter as verdades que temos, resgatar aquelas que perdemos e deixar aquelas que agregamos ao longo dos séculos”.  

Dois são os elementos que compõem a Restauração

O primeiro deles é a Reforma, isto é, a volta à Palavra de Deus para descobrir ali a estrutura e os princípios do funcionamento da Igreja no seu primeiro século de existência.  O segundo é o Avivamento, que é o poder de Deus, o sopro do Espírito Santo que traz consigo as manifestações, os dons, os sinais e prodígios. Traz, também, o quebrantamento, a confissão de pecados, a humildade, a rendição da nossa carne, a paixão por Deus e pelos perdidos. É a capacitação de Deus para fazermos a Sua vontade e a Sua obra (At. 1:8). Sem ele é impossível colocarmos em prática os seus princípios (Jo 15:3).

Portanto, a Restauração pode ser explicada com sendo Reforma + Avivamento,    Lei + Graça, Engrenagem + Óleo. Se um dos elementos faltar, teremos o desequilíbrio (Ed 1: 1 a 5; Mt 9:17).

Obs: Nós não estamos em uma Igreja restaurada, e sim  em uma Igreja em restauração. Precisamos ter  estruturas que estejam abertas às mudanças que o Espírito Santo quer fazer, lembrando que a mudança pela mudança não é uma virtude (Ex. Comprar um uniforme caro para o filho que está em fase de crescimento – Juan Carlos Ortiz).


Para nós, esses conceitos estão ligados ao lugar onde a congregação está reunida. Se temos necessidade de um espaço maior para as nossas reuniões, então buscamos um local maior. Porém, se o grupo é pequeno, não temos necessidade disso e usamos somente as casas.

O templo como lugar da presença de Deus é um conceito do V. T. e que voltou a se fortalecer a partir o século 3 d.C. quando os templos pagãos passaram a ser usados pela Igreja e esta se tornou a religião oficial. No primeiro século, entretanto, a Igreja crescia e por orientação do Espírito Santo tinha nas casas, ruas e praças públicas o seu local de reunião (conforme tabela abaixo).

Por isso, não valorizamos excessivamente o nosso local de reuniões. Não o chamamos de templo e nem de igreja (“... ontem eu fui na igreja ...”), pois entendemos que Deus não está limitado a um lugar e que tudo o que ocorre nesse local de reuniões ( oração, louvor, palavra, comunhão, santidade, manifestação dos dons, etc. ) deve ocorrer em todos os lugares e em todos os momentos da nossa vida.

No N.T. , nós, a igreja, somos templos do Espírito Santo (I Co 3:16 ; 6:19). Estes locais de reunião podem ser escolas, cinemas, barracões, ginásios de esporte, praças, áreas de lazer, etc. Locais que manifestam a presença de Deus, porque o Seu povo está ali.

TEMPLOS RELIGIOSOS
CASAS DOS IRMÃOS
FRIOS
CALOR HUMANO
IMPESSOAIS
RECEPTIVAS
ASPECTO RELIGIOSO
DEMOSNTRAM VIDA
CUSTAM DINHEIRO
JÁ ESTÃO PRONTAS
SEPARAÇÃO ENTRE VIDA NATURAL (DIA A DIA) E VIDA CRISTÃ
O SEU USO INTRODUZ A OBRA DE DEUS NO CONTEXTO DA VIDA NATURAL DO DISCÍPULO
MASSIFICAM A OBRA
GRUPOS PEQUENOS QUE PRODUZEM COMUNHÃO VERDADEIRA
FRUTO DA RELIGIOSIDADE DO HOMEM
INDICAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PARA A IGREJA



Analisando a Palavra de Deus, vemos que o único com autoridade para dizer que tem Igreja é Jesus (Ef. 1: 20 a 23 - cabeça) e, também, que ela é única e indivisível (Ef. 4:4).

É a expressão do Reino de Deus, sem que haja citação de nome, denominações ou organizações (Ex. “....somos del a única....”). A única citação bíblica é a igreja na localidade (Fp 1:1 ; Ef 1:1).

Procuramos viver de tal maneira que o nosso relacionamento com todos os membros do Corpo de Cristo, seja na localidade ou seja no extra local, seja o mais próximo do ideal.

Entendemos, portanto, que todas as denominações da cidade são divisões da Igreja, cremos na vontade do Pai de sermos um presbitério só e nos colocamos como parte do problema, manifestando nosso descontentamento com o atual estado de coisas.


Primeiramente, devemos lembrar que o termo pastor é alegórico, pois está comparando aquele que cuida de  vidas com aquele que cuida de ovelhas (guia, alimenta, protege, cura, traz para perto, etc.).

Dessa forma, fica claro que pastor não é título e sim uma função (Ex: Paulo, o apóstolo e não o apóstolo Paulo). Em uma estrutura de discipulado, todo aquele que discipula exerce essa função.

Não está ligado necessariamente aos seminários ou faculdades teológicas que tem a responsabilidade de formar bacharéis em teologia.

Devemos observar a diferença existente entre pastores e presbíteros: o primeiro cuida de vidas, o segundo exerce o governo na igreja local (Todo presbítero é um pastor, mas nem todo pastor é um presbítero).


Não são apenas os cânticos e sim todas as formas de expressão que manifestam a gratidão e a alegria da comunhão com o Senhor e com os irmãos. É uma atitude para com Deus.
Podem ser individuais e congregacionais, com ou sem instrumentos e dirigida a Deus e não ao Homem.

O cântico de adoração é diferente do cântico evangelístico que é dirigido ao Homem.
Não busca no mundo a inspiração e nem deve ser uma imitação dele (Sl. 150, 96:1, Hb. 13:15).


Está ligado à salvação do Homem. Fala de sua experiência de morte e ressurreição com Cristo e sua inclusão n’Ele  (Gl. 3:27). Não é um ritual.

Faz parte da Porta do Reino (At. 2:38). Serve de testemunho para aqueles que nos cercam.
Só devem se batizar aqueles que têm consciência do seu pecado, do arrependimento, do sacrifício de Cristo na cruz e da nova vida que temos n’Ele.

Exige-se fé e arrependimento (obediência). Não é uma opção (I Pe 3:21, Mc 16:16).
Entendemos que a forma mais apropriada para batizar é a imersão (bapto = mergulhar).


Essa experiência pode ser definida pela soma de dois aspectos: a) o PIMPEIME (encher de fora para dentro), a experiência de Pentecostes (At. 2). Pedro faz citação do profeta Joel, mostrando a diversidade das manifestações do mesmo Espírito em um momento específico; b) o PLEIRÓS (encher de dentro para fora), que é o mesmo que andar no Espírito (todos os dias).

É o selo de Deus (Jo. 20:19 a 23). É a capacitação de Deus para o serviço dos santos no Reino. Não é dado por mérito (At. 2:38).

É dado no começo da vida cristã (porta do reino). As experiências podem ser diferentes e o dom de línguas não é o único sinal.

A glória é de Deus, pois Ele é o batizador (II Co. 4:7; Mt. 3:11).




Podemos definir ministério como serviço. Não é uma manifestação eventual, mas uma ocorrência contínua. Podem ser divididos em dois tipos: comuns e específicos.

Ministérios comuns: ser testemunhas e proclamadores, edificar nas juntas e ligamentos. Todo discípulo tem esses ministérios (II Co. 5:18 a 20). Não é uma obra para poucos escolhidos (evangelistas, missionários, pastores, etc.).

Ministérios específicos: são os encontrados nas passagens de Ef. 4:12 e 13; I Co. 12:28; Rm. 12: 6 a 8; I Tm 4:14 e a sua manifestação implica no bom funcionamento do Corpo.

Para saber qual é o meu ministério específico devo procurar servir em tudo com alegria e dedicação, sem inveja ou ciúmes (Ecl. 9:10).    
 

Organizações formadas com a intenção de ajudar a Igreja a cumprir a Grande Comissão. Servem a grupos específicos (atletas, crianças, homens de negócios, estudantes, etc.).

Deus permite a sua existência por dois motivos: a) Sua Igreja ainda está dividida; b) Sua Igreja tem uma visão muito limitada de seu ministério.
Em muitos casos, acaba servindo de “muleta espiritual” e retarda a restauração do Corpo.


É o evangelho do Reino. Aquele que tem Jesus como Senhor (Lc. 19:2 a 10; Mt. 9:9; 19:16 a 22) e Salvador.

Orienta o Homem a renunciar à sua própria vontade, às suas motivações carnais, a buscar o reino de Deus em primeiro lugar (Mt. 6:33), a tomar a sua cruz e seguí-lo, a perder a vida por amor ao Senhor.

É uma mudança de governo. É a troca do egocentrismo pelo Cristocentrismo.
Não se identifica com o evangelho das ofertas, da prosperidade, o “fofinho”.


São a base da Igreja (colunas). Devem estar inseridas na vida da igreja. Foram criadas por Deus. São responsáveis diretas pela criação dos filhos. Possuem funções específicas dentro de si (maridos, esposas, filhos, pais). Devem ser um exemplo e um estímulo para os solteiros. A Igreja nunca será melhor do que as famílias que a compõe.





Queremos levá-los a ter uma vida com santidade e propósito no reino de Deus. Ser um povo que cause impacto na sua geração devido ao seu testemunho, estilo de vida, paz, alegria, maturidade.

Devem ter alvos claros para sua vida profissional  e disposição de constituir uma família sob os princípios de Deus.


Casamos somente pessoas que tenham aliança conosco (compromisso e submissão) e demonstrem certo nível de maturidade física, emocional e espiritual, além de condição material digna.

Cremos na insolubilidade do casamento. Procuramos realizar as cerimônias de casamento dentro das nossas reuniões, com envolvimento de toda a congregação nos preparativos, buscando simplicidade e singeleza no ato.


São de diversos tipos, formadas por grupos de diferentes quantidades de pessoas e cumprem vários propósitos: Ensino doutrinário, exercício dos dons espirituais, comunhão, serviço, louvor e adoração, ceia do Senhor, batismo nas águas, alegria do Espírito, etc..

Devem ser participativas e dinâmicas. Podem ocorrer em lugares como salões, casas, praças, chácaras. As reuniões no mover de restauração não são uma desordem nem, tampouco, uma ordem de homens.


Somos estimulados a fazer jejuns e orações de forma individual e coletiva pelas famílias, pelos nossos governantes, pela Igreja, pelo mundo, contra principados e potestades, por causas específicas, etc.

Temos reuniões de oração por grupos de discipulado, por duplas e trios, além das nossas vigílias.


São usados para o sustento dos obreiros, para ajudar os necessitados, para ajudar a outras congregações, para manutenção e ampliação do salão e equipamentos, etc.





É o viver do propósito eterno de Deus (“Ser uma família de muitos filhos, semelhantes a Jesus para a Sua glória” – Ef. 1:4 e 5; Hb. 2:10; Rm. 8:29).

É uma vida de intensos relacionamentos que não se limitam aos momentos de reunião.

É a manifestação do reino de Deus na sua forma mais prática e dinâmica, pois trata-se de um organismo e não de uma organização.


A Igreja, como Corpo de Cristo e com alternativa de vida para essa sociedade na qual vivemos, é chamada a cumprir sua missão integral, sendo:

a) Sal da terra e Luz do mundo;
b) Ser uma comunidade modelo;
c) evangelizar a cidade, o país e o mundo;
d) Abençoar as pessoas através do seu serviço e das boas obras (creches, escolas, orfanatos, asilos, assistência social, recuperação de viciados, assistência médica, justiça social, etc.), conforme Ef. 2:10, Tg. 2:14 a 17, Mt. 25:31 a 46.  

O alvo é atingir todo homem e o Homem com um todo.


Tudo isso implica na restauração da Igreja em todas as suas dimensões:

Qualidade => Santidade, amor, serviço, virtudes, caráter, maturidade espiritual, etc.;

Poder => Derramamento do Espírito, distribuição de dons, curas, milagres, prodígios, vitórias, etc.;

Unidade: Um só corpo, uma só Igreja em cada cidade e no mundo;

Autoridade => Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres e diversas diaconias funcionando como um só corpo;

Expansão => Crescimento numérico na cidade, no país e no mundo. Evangelização local e translocal, missões no país e no mundo;

Missão integral => Obras de misericórdia;

Protagonismo histórico => Como sal da terra e luz do mundo. Na área sacerdotal em, intercessão, oração e luta espiritual nas regiões celestiais. Na área profética, comunicar a Palavra de Deus a todos os níveis, denunciando o pecado e protegendo moralmente as nações.

E, principalmente, ser uma comunidade modelo e uma proposta viva de um projeto social, fundamentado nos princípios e obras do Reino.




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