Introdução:
"Há dois
erros iguais e contrários em que nossa raça pode cair com respeito aos diabos.
Um é não acreditar na sua existência. O outro é acreditar e sentir um interesse
excessivo e insalubre neles." (C.S. Lewis, Screwtape Letters, p.3)
Creio que hoje
mais do que nunca se cumprem estas palavras de C.S. Lewis, temos igrejas que
nem acreditam no diabo e por outro lado temos igrejas que acreditam demais no
diabo. Você está em guerra, não estamos vivendo uma vida de Disneylandia
espiritual, esta guerra acontece 24 horas por dia, Satanás não descansa, não
tira férias, não passa mais tarde.
Hoje a Igreja
vive uma diferente perseguição de Satanás, pois hoje ele está agindo dentro da
Igreja. Durante muitos anos ele agiu fora da Igreja, mandando matar os
cristãos, mas hoje ele está matando os cristãos com as mais variadas heresias.
Pastores estão exorcizando cidades, crentes estão sendo possuídos por demônios.
"Para que
Satanás não alcance vantagem sobre nós,
pois não lhe
ignoramos os desígnios." (2 Co 2:11)
I - QUEM É O
INIMIGO: Satanás e seus anjos
A.) Terminologia
bíblica: Satanás é achado em 7 livros do A.T., e por cada autor do N.T.:
Satanás:
a.) A.T. hb.
satan, "adversário" do verbo "ficar em emboscada (como inimigo);
opor-se"; satã é usado 15 de 23 vezes para a pessoa de Satanás.
b.) N.T. gg.
satanás é quase sempre o grande adversário de Deus e do homem - o Diabo; das 36
vezes, só três não se referem absolutamente à pessoa de Satanás. (Mt 16:23; Mc
8:33: Jo 6:70).
Diabo: gg.
diábolos, 33 vezes, "caluniador, difamador".
Outros nomes de
Satanás: Nos nomes vemos o caráter de Satanás:
"O grande
dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás,
"O sedutor
de todo mundo" Ap. 12:9;
"Acusador
dos nossos irmãos , Ap.12:10:
"Lúcifer"
ou "a estrela da manhã" Is.14:12 (cf. 2 Co 11:14: anjo de luz)
"Belzebu"
maioral dos demônios - Mt 12:24
"Maligno"
Mt 13:38
"Belial"
- "sem lei; anárquico; desordenado" 2 Co 6:15
"Tentador"
- Mt 4:3; 1 Ts 3:5
"Inimigo"
Mt 13:28,29
"Homicida"
Jo 8:44
"O Pai da
mentira" Jo 8:44
"O deus
deste século" - 2 Co 4:4
"O Príncipe
da potestade do ar" Ef. 2:2
"O Príncipe
deste mundo" Jo 14:30; 16:11
"O
Abadom" (Hb); "Apoliom" (gg) Ap. 9:11
destruidor;
exterminador" (Abadom = sheol ou hades 3 vezes; a morte 2 vezes;
provavelmente aqui "o anjo do abismo", o rei dos demônios.
Demônios, gg.
daímon 5 vezes: daimónion 60 vezes vb. daimonízomai 13 vezes: fora de 10 vezes,
todos os usos ficam nos Evangelhos. Geralmente = seres espirituais e maus (às
vezes, deuses dos pagãos); provavelmente os demônios sãos os anjos de Satanás
que caíram com ele.
Os demônios tem
personalidade; inteligência (2 Co 11:3); vontade (2 Tm 2:26); emoções (Ap
12:17)
Eles sabem da sua
condenação (Mt 8:29; Lc 8:28-31)
Alguns já estão
encarcerados no abismo e alguns destes serão libertados na grande tribulação (2
Pe 2:4; Jd 6; Ap 9:14; 16:14: Lc 8:31, etc.)
Eles conhecem a
Jesus (Mt 8:29: Mc 1:24)
Eles tem suas
doutrinas e promovem doutrinas falsas (1Tm 4:1-3)
Podem habitar em
homens e animais (Mc 4:24; 5:13)
Eles podem causar
doenças (Mt 9:33; cf. Jo 2:7)
Alguns poderosos
enganam as nações (Dn 10:13; Ap 16:13,14; Is 24:21)
B. Caráter e
Atividade de Satanás:
1.) A pessoa de
Satanás (Ez 28:12,17; Is 14:12-15)
No mundo antigo,
um rei freqüentemente foi deificado e visto como o mediador entre a sua
cidade-país (i.é., Tiro, Babilônia, Roma) e o deus nacional. Nestas passagens,
os profetas falam não somente ao rei, mas ao deus-espírito atrás do rei.
Satanás foi
criado "querubim da guarda ungido, o sinete da perfeição, formoso,
poderoso, mas finito.
Ele caiu por
causa do orgulho (Is. 14:12-14; Ez 28:15-17 cf.. I Tm 3:6)
O que Satanás
tem, é dado, permitido e limitado pelo Deus soberano.
"O Diabo
acha que ele está livre; mas ele tem um freio na boca e Deus segura as
rédeas"(B.B. Warfield).
2.) Posição de
Satanás:
Ele ainda tem
acesso ao trono de Deus.
(Jo 1:6; 2:1; Zc
3:1-6; Lc 22:31; Ap 12:7-10)
Ele reina sobre a
hierarquia dos demônios.
(Mt 25:4; Ef
6:12: Ap 12:7)
Ele reina sobre
este mundo.
(Lc 4:5,6; 2 Co
4:3;4; Ef 2:1-3; I Jo 5:19-20)
3.) Atividade do
Diabo e seus anjos:
Tentar: (Gn 3:1;
Mt 4:11; 16:23; Lc 22:31; At 5:3; I Co 7:5; I Tm 3:6,7; I Jo 2:16)
Confundir,
enganar, contrafazer, imitar ( I Co 10:20; 2 Co 4:3,4; 11:13-15 (anjo de luz);
2 Ts 2:9; Ap 16:13s; 20:3)
Destruir - (Lc
8:12 (tirar a Palavra); I Pe 5:8; Ap 12:13-17)
Habitação:
"possessão demoníaca" não comunica bem o conceito do gg.
daimonizomenos (Mt 15:22) = "endemoninhado", que é um estado de
passividade humana causada pelos demônios; o controle de alguma forma dum
demônio (cf. Mt 12:22-28, 43-45)
Especificamente
contra os cristãos: tenta-os a mentir (At 5:3); à imoralidade (1 Co 7:5);
semeia o joio para enganar e atrapalhar (Mt 13:38s; 1 Ts 2:18); perseguição (Ap
2:10); difamação e calúnia (Ap 12:10); cria problemas físicos (2 Co 12:7-10)
Qual a diferença
entre Opressão Satânica e Possessão Demoníaca?
Possessão é
Demoníaca e Opressão é Satânica:
Na Possessão a
vítima é dominada pelo demônio, corpo, alma e espírito.
O crente que
estiver andando com Deus em fé e obediência não pode ser possuído de um
espírito demoníaco, cf: (Ap 3:20; Rm 12:1;2; II Co 5:17; Jo 3:3-5; Ef 1:13-14;
Jo 14:23-30; Jo 14:16; II Co 2:16: 12-13; 1 Co 3:16-18; 1 Co 6:19-20; Rm
8:9-10; 1 Jo 5:19; Jo 14:30).
Opressão - todos
os cristão são alvos de Satanás para cairmos numa vida de pecado, por isso
muitos cristãos podem sofrer, cf. (E 6:13; Tg 4:7)
Obsessão
demoníaca - é um ataque mais intenso de ataque demoníaco (II Co 12:7-10).
II - QUEM É O
VENCEDOR? O poder do Sangue de Cristo
A.) O que Cristo
fez na cruz: 17 cumprimentos
"Porque Jesus
Cristo é Deus e homem, a Sua morte na cruz tem valor infinito para todos que
crêem" (F.Schaeffer)
Substituição: Ele
morreu no nosso lugar (Lv 1:4; Mt 20:28; Tm 5:6-8; 2 Co 5:15-21; 1 Pe 3:18)
Redenção: pagou o
preço para libertar-nos (At 20:28; Rm 3:24; Ef 1:7; 1 Pe 1:18-19)
Propiciação:
satisfez a ira santa de Deus contra os pecados (Rm 3:25; Hb 2:17; 1 Jo 2:2)
Reconciliação: o
homem pode ser amigo de Deus (Rm 5:10,11; 2 Co 5:18-21; Ef 1:10; 2:16)
Justificação: a
justiça de Cristo é imputada a nós (At 13:39; Rm 3:19-26; 5:9; 8:30,31; 2 Co
5:21; Ef 1:4)
Base do perdão
dos pecados antes da cruz (Rm 3:25; Hb 9:15; 10:1-14)
O fim da lei
Mosaica; agora há "a lei de Cristo", a lei do Espírito. Rm 3:19-28;
6:14; 8:2-4; 10:4; 13:8s; 2 Co 3:6-17: Gl 3:19-25; Fp 3:3; Cl 2:14; I Jo 3:23)
Base da adoção
como filhos e herdeiros maduros - Rm 8:14-17; Gl 3:23-26; 4:1-7.
Base da obra do
Espírito Santo em nós - Jo 3:1-7; 16:8-11; I Co 12:13; Ef 1:13-14; 4:30; 5:18)
Base da
santificação - posicional e experimental - I Co 1:2; 6:11; Ef 5:26-27; I Ts
4:3; I Pe 1:15-16.
O juízo da
natureza pecaminosa: quebrou o poder controlador do pecado; podemos viver vidas
que agradam a Deus. Rm 6:1-14; Gl 5:13-25.
Base do perdão
dos pecados do crente: filhos que caem da comunhão com Deus devido ao pecado.
Rm 8:1s; I Jo 1:7; 2:2.
Jesus é o
primogênito do processo da morte, ressurreição, ascensão e glorificação que nós
seguiremos (I Co 15:12-23; Cl 1:18; I Ts 4:13-17: Hb 2:9-15; I Jo 3:1,2.)
Base da redenção
da natureza. Rm 8:18-22; Is 65:17-25; Ap 21:1s.
Base da
purificação das coisas no céu - Hb 9:22-24 (cf. 8:1-5; 9:11)
A cruz é a base
do juízo dos incrédulos - o dom da salvação rejeitado - Jo 16:8-11, cf. Jo
3:14-18,36; 2 Ts 1:6-11; Ap 20:11-15.
Na cruz, o
pecado, a morte e Satanás foram vencidos:
o pecado - I Jo
5:18-19; cf. n.11 acima
a morte - Jo
5:24-27; I Co 15:55-57; Hb 2:14-15; Ap 20:14
Satanás e os
demônios - Jo 12:31-33; Hb 2:14,15; Ap 20:10
B. Os Juízos de
Satanás e seus anjos:
Satanás e os
anjos perderam sua posição no céu (Ez 28:16)
Ele foi julgado
profeticamente no jardim do Éden
(Gn 3:16)
Cristo veio a
primeira vez para destruir as obras do maligno. (I Jo 3:8; 5:18; Cl 2:14,15)
Quando Cristo
voltar, Satanás receberá um castigo temporário dum mil anos no abismo (Ap
20:1-3)
No fim do
milênio, no juízo final, Satanás e os seus anjos serão lançados no lago de fogo
e enxofre para eternidade. (Ap 20:10)
III - COMO
DEVEMOS LUTAR?
Três passos à
vitória
A. Observações
Iniciais:
1.. Satanás é
feroz: "A razão pela qual muitos cristãos falham por toda vida é esta:
eles sub-estimam o poder do inimigo. Temos um inimigo terrível com quem temos
que lutar. Não deixa Satanás nos enganar. Pois assim estaremos mortos! Isto é
guerra. Quase tudo que nos rodeia (neste mundo) nos desvia de Deus. Não
saltamos do Egito ao trono de Deus num pulo só. Há um deserto, uma viagem, e há
inimigos na terra." (D.L.Moody, cf. I Pe 5:8)
2.. Satanás é
finito: não é onipotente, onipresente ou onisciente. Geralmente, no sentido
direto, o diabo e os seus demônios não nos tentam diariamente. Claro, o mundo
está controlado espiritual e moralmente por satanás. Mas tentação vem
principalmente da nossa própria carne: cobiça, orgulho, concupiscência, falta
de auto-controle, etc. (Tg 1:13-16; 4:1-8)
3.. Satanás e os
demônios são limitados por Deus. O Senhor os permitem ser ativos, mas a graça
que restrita não deixa-os fazem tudo que quiserem (Jó 1:6 , 2:7; Lc 22:31; 2 Co
12:7-9). Em qualquer situação. "...Deus é fiel, e não permitirá que sejais
tentados além das vossas forças... (mas) com a tentação vos proverá
livramento..." (I Co 10:13). Cristo, nosso Sumo-Sacerdote, constantemente
intercede por nós - Jo 17:15; Hb 7:25: I Jo 2:1-2.
Passo Um: Pureza
1. Cristo adquiriu
nossa pureza na cruz. Apesar de falhas nas nossas vidas - das quais satanás
gosta de nos acusar (Zc 3:1-5; Ap 12:10) - somos posicionalmente puros,
vestidos na justiça de Jesus Cristo. Satanás não pode tocar nossa salvação, nem
nos separar do amor de Deus (Rm 8:38,39); temos uma posição de aceitação e
autoridade em Jesus Cristo. (Rm 8:1; Ef 1:6)
2.. Mas devemos
buscar a santidade, experimentalmente realizando Sua chamada alta. O pecado na
vida nos destrói, abrindo a porta para opressão.
Seja santificado
pela Palavra - Jo 17:17: 2 Tm 3:16
Confessar e
renunciar tudo na nossa vida contra Deus - Ef 4:27; I Ts 4:3 cf. Êx 20:4-6.
Nada disponhais
para a carne - Rm 13:12-14
Chegai-vos a Deus
- Tg 4:8
Passo dois: As
armas de Deus
1.. Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, cada peça tem propósito para lutar, e sugere como
satanás ataca.
O largo cinto da
verdade
A couraça da
justiça
Calçai os pés com
a preparação do evangelho
O escudo da fé
O capacete da
salvação
2. A espada do
Espírito = a Palavra de Deus (Mt 4:4)
3. O poder
conquistador da oração:
No nome de Jesus
- Jo 14:13,14'; 15:7;16; 16:23-27
Com consciência
pura - Tg 4:2,3; 5:16; I Jo 3:21s.
Poder do Espírito
Santo - Rm 8:26s; Ef 6:18; Jd 20s
Com fé - Hb
11:1-6; Mc 11:22-24; Tg 1:5-8; 5:14,15
Com perseverança
- Ef 6:18; Cl 4:2; Lc 11:5-10
Às vezes com
jejum - At 13:2-3; 14:23; Mc 9:29
Passo três: Como
Vencer Satanás e os demônios
1.. Seja sempre
sóbrio e vigilante - 1 Pe 5:8-9a
2.. Quando você
confrontar a presença satânica, não seja tolo. Tome cuidado - Jd 9; 2 Pe 2:10s;
At 19:12-17
3.. Reconheça a
sua autoridade em Jesus Cristo - Lc 9:1; 10:1-20; At 5:16; 8:7; 16:16-18; I Jo
4:4; Mc 16:17.
4.. Também; os
demônios crêem e tremem - Tg 2:19
5.. Imediatamente,
no nome de Jesus, peça que o Senhor quebre os poderes de Satanás e os demônios
e limpe a situação. Lembre-se que o Sangue de Cristo é a prova que Satanás foi
conquistado na cruz, e que o seu juízo foi selado.
6. Em casos
graves, ache outros irmãos logo que possível. Junte-se com eles para orar e
resistir ao maligno. Não tente exorcizar ou confrontar sozinho um demônio,
exceto quando é difícil de achar ajuda. Nos casos de habitação demoníaca, seria
sábio em procurar líderes cristãos que tem experiência nisso. Entretanto, você,
bem preparado, pode exorcizar sozinho.
7.
"Sujeitai-vos pois à Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós"(Tg
4:7)
"Eles, pois
o (Acusador) venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do
testemunho que deram, e mesmo em face de morte, não amaram a própria
vida". (Ap 12:11)
9 - ESCATOLOGIA:
A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS
Escatologia
significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das
profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo.
I. A SEGUNDA
VINDA DE CRISTO
A) Sua Realidade:
Já no tempo dos apóstolos a segunda vinda de Cristo era negada (IIPe.3:4), e
ainda hoje encontramos pessoas que negam a realidade desta doutrina. Por isso é
necessário demonstrar, pelas Escrituras, a sua realidade. Ela é estabelecida
por vários testemunhos bíblicos:
1) Pelo Testemunho dos Profetas (Zc.14:3-5;
Ml.3:1; Ez.21:26,27).
2) Pelo Testemunho de João Batista (Lc.3:3-6).
3) Pelo Testemunho de Cristo (Jo.14:2,3).
4) Pelo Testemunho dos Anjos (At.1:11).
5) Pelo
Testemunho dos Apóstolos (Mc.13:26; Lc.21:27; IJo.3:1-3; Tg.5:7; IPe.1:7,13;
ITs.4:13-18; Hb.9:27).
B) A Natureza da Segunda Vinda:
1) Não é Espiritual:
a) Como a vinda do Espirito Santo no Pentecostes.
b) Como na conversão do pecador.
c) Como na conversão do mundo, pela expansão
do cristianismo (Lc.18:8; IITs.2:13-12; ITm.4:1; Lc.17:26-30).
2) É Literal:
a) Pessoal e
Corporal: A parousia indica presença pessoal (At.1:11; ITs.4:14-17). A palavra
parousia é usada nas seguintes passagens: (Mt.24:3,27,37,39; ICo.1:8;15:23;
ITs.2:19; ITs.3:13;4:15;5:23; IITs.2:1; Tg.5:7; IIPe.1:16;3:4,12; IJo.2:28; e
nas seguintes passagens referindo-se a homens: (ICo.16:17; Fp.2:12;
IICo.10:10).
b) Visível: A apokalupsis indica a
visibilidade da vinda do Senhor
(Ap.1:7,9-11; Mt.24:26,27,30; Lc.21:27;
Tt.2:13; IJo.3:2,3; Is.52:8; Os.5:15).
O termo apokalupsis é usado nas seguintes
passagens: (Rm.8:19; IITs.1:7; IPe.1:7,13;4:13).
Obs.: O termo epiphaneia (aparição,
manifestação) é usado tanto para o primeiro advento (IITm.1:10), como para o
segundo (IITs.2:8; ITm.6:14; IITm.4:1,8; Tt.2:13).
3) É Súbita (Ap.22:7,12,20; Mt.24:27).
4) É Iminente, do ponto de vista profético
(Tt.2:13; Hb.9:28; ITs.1:9,10; Rm.13:11).
5) É Próxima, do ponto de vista histórico
(Lc.21:28; Mt.16:3;24:33;24:3).
6) Em duas Fases (Sf.2:3).
a) A primeira fase: O arrebatamento da igreja,
nos ares (ITs.4:16,17; Jo.14:3); a parousia..
b) A segunda fase: A revelação ao mundo, na
terra (IITs.1:7-9;2:7,8; Cl.3:4; Ap.1:7; Jl.3:11; ITs.3:11; Zc.14:4,5; Jd.14).
7) Analogias: Há na Bíblia algumas analogias
interessantes a estes dois aspectos da segunda vinda.
a) Davi: A volta
de Davi da outra banda do Jordão depois de Abraão e seus seguidores terem sido
derrotados, a ida de Judá ao seu encontro, e a volta dos dois juntos para
Jesuralém (IISm.19:10-15,40; IISm.20:1-3).
b) Joiada: A
revelação particular de Joiada aos capitães e aos cários, e sua revelação
pública um pouco mais tarde (IIRs.11:4-12).
c) Pedro: O
encontro de Pedro com Jesus, andando sobre as águas. Pedro foi até Ele, e os
dois voltaram juntos para o barco (Mt.14:22-34).
d) Paulo: Quando
Paulo aproximou-se de Roma, os irmãos foram ao seu encontro e todos voltaram
juntos para a capital (At.18:15,16).
e) Isaque: O
encontro de Isaque com Rebeca (Gn.24). Neste trecho Abraão é um tipo de um Rei
que faria o casamento de seu Filho (Mt.22:2). O Servo anônimo um tipo do
Espirito Santo, que não fala de si mesmo mas das coisas do Noivo para
conquistar a noiva (Jo.16:13,14), e que enriquece a noiva com presentes do
Noivo (ICo.12:7-11; Gl.5:22-23), e que traz a noiva ao encontro do Noivo
(At.13:4;16:6-7; Rm.8:11; ITs.4:14-17). Rebeca é um tipo da igreja, a virgem
noiva de Cristo (Gn.24:16; IICo.11:2; Ef.5:25-32). Isaque, um tipo do Noivo, a
quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do Servo anônimo
(IPe.1:8), e que sai ao encontro de Sua noiva para recebê-la (Gn.24:63;
ITs.4:14-17). Estes incidentes não provam a teoria, mas ilustram a dupla
natureza da volta de Cristo.
8)
Pré-Tribulacional: A primeira fase (Ap.3:10).
9) Pré-Milenista:
A primeira e segunda fase (IITm.2:12).
C) Os Sinais
Precedentes da Segunda Vinda:
1) Sinais nos
Céus (Lc.21:25a).
2) Sinais na
Terra (Lc.21:25b; Mt.19:28;24:6-8).
a) Terremotos
(Mt.24:7).
b) Pestes
(Mt.24:7).
c) Guerras e fome
(Mt.24:7).
d) Progresso
científico (Dn.12:4; Na.2:4).
e) Apostasia
(ITm.4:1; IITm.4:1-4; IIPe.2:1,2).
f) Tempos
difíceis (IITm.3:1-5; Tg.5:1-8).
II. A TRIBULAÇÃO - Imediatamente após o
arrebatamento da igreja inicia-se um período de tempo, na terra, que a Bíblia
chama de tribulação.
A) Tipos de
Tribulação: Os teólogos se dividem em três diferentes correntes
1) Mid-Tribulacionistas:
Os defensores desta opinião acreditam que a igreja vai passar pela primeira
metade da tribulação, e será arrebatada no meio (mid) dos dois períodos de três
anos e meio cada. Seus defensores citam At.14:22 para fundamentar esta opinião.
2)
Pós-Tribulacionistas: Estes acreditam que a igreja passará por todo o período
da tribulação, e será arrebatada apenas após a tribulação, por ocasião da
segunda vinda de Cristo. Eles não distinguem a segunda vinda em duas fases.
3)
Pré-Tribulacionistas: Os defensores desta doutrina acreditam que a igreja não
passará pela tribulação, pois será arrebatada antes que ela se inicie(Ap.3:10;
Rm.5:9; ITs.1:10;5:9)
B) O Período da
Tribulação: Segundo as Escrituras o período da tribulação é de sete anos, um
período que será abreviado por causa dos eleitos (Mt.24:22).
1) Identificado
com a 70 semana: A tribulação é também chamada de septuagésima semana de
Daniel. Deus revelou a Daniel que 70 semanas de anos (Ez.4:5,6; Gn.29:27;
Lv.25:8; Dn.9:2,24) estavam determinada sobre Israel. Estas 70 semanas
inciaram-se com a volta de Neemias e com a reconstrução dos muros e da cidade
de Jerusalém (Dn.9:25; Ne.2:1-8). O sacrifício de Cristo na cruz ocorreu depois
da 69 semana (Dn.9:25), bem como a destruição de Jerusalém em 70 d.C. A última
semana, ou seja a septuagésima, mencionada em Dn.9:27, ainda não se cumpriu,
demonstrando que há uma quebra na sucessão das semanas, por um período de tempo
indeterminado, entre a 69 e a 70 semana, período este reservado para os gentios
(Lc.21:24).
2) Dividido em
dois Períodos: Esta última semana divide-se em dois períodos de três anos e
meio cada um.
a) Anos: A
expressão "um tempo, tempos e metade de um tempo" (Dn.7:25;12:7;
Ap.12:14) se refere a "um ano, dois anos e metade de um ano", o que
eqüivale a "três anos e meio".
b) Meses: Este
período de três anos e meio eqüivale ao período de "quarenta e dois
meses" mencionado na Bíblia (Ap.11:2;13:5).
c) Dias: O mesmo
período também identificado na Bíblia por dias: "1.260 dias"
(Ap.11:3;12:6; Dn.12:11,12).
3) A Primeira
Metade da Tribulação:
a) Aliança de
Israel com o Anticristo (Dn.9:27; Jo.5:43; Is.28:14-18).
b) As duas
testemunhas (Ap.11;3).
4) A Segunda
Metade da Tribulação: Chamada de grande tribulação ou angústia de Jacó
(Mt.24:21; Jr.30:7; Dn.12:1).
a) Perseguição
aos judeus (Ap.11:2;12:6,14).
b) Perseguição
aos convertidos (Ap.7:13,14).
c) A besta
política, o Anticristo (Ap.13:1-10).
d) A besta
religiosa, o Falso Profeta (Ap.13:11-18).
e) Os 144.000
judeus (Ap.7:4-8;14:1-5).
f) Abominação
desoladora (Dn.9:27;12:11; Mt.24:15; Ap.13:14,15; IITs.2:9).
III. O MILÊNIO
Depois da
tribulação Cristo voltará à terra com Seus santos e inaugurará o reino milenial
(Ap.20:2-7). A palavra millennium vem do latim mille e annus que significa mil
anos. O termo grego usado na Bíblia é chiliasm (quiliasmo).
A) Tipos de
Milênio:
1) Amilenistas:
Os que defendem esta posição não crêem na literalidade do reino milenial. Para
eles o milênio é uma realidade puramente espiritual, que se estende do primeiro
advento ao segundo advento de Cristo, período este que já se completou quase
2.000 anos, e que culminará na grande tribulação para restauração da igreja e o
progresso do testemunho do evangelho.
2) Pós-Milenistas:
Tal como os amilenistas, os pós-milenistas colocam a segunda vinda e o
arrebatamento da igreja depois do milênio e da tribulação. eles identificam a
tribulação com a revolta de Gogue e Magogue (Ap.20:8,9). Os
pós-milenistas
acreditam que a história avança em direção à cristianização do mundo pela
igreja, e que haverá um milênio futuro de duração indeterminada.
3)
Pré-Milenistas: Para estes o milênio é futuro e literal de mil anos na terra,
que vem precedido pela tribulação, e é posterior a segunda vinda. Há dois tipos
de pré-milenismo, a saber:
a) Pré-Milenismo
Histórico: Colocam o milênio depois da tribulação, mas crêem que a tribulação
será um período breve e indeterminado de aflição.
b) Pré-Milenismo
Dispensacionalista: Estes vinculam a tribulação à 70 semana de Daniel, e,
assim, baseado nela, consideram a sua duração por um período de sete anos.
B) A Natureza do
Milênio:
1) Cristo Reinará
(Zc.14:9).
2) Davi Reinará
(Ez.34:23,24;37:24; IICr.13:5; At.15:16).
3) Os Crentes
Reinarão (Dn.7:18; Ap.5:10).
4) Haverá Justiça
(Is.32:1; Sl.66:3;81:15; Zc.14:17-19).
5) Haverá
Conhecimento de Deus (Is.11:9; Jr.31:34).
6) Haverá Paz
(Is.2:4;9:6,7).
7) Haverá
Prosperidade (Is.35:1,2;51:3; Am.9:13).
8) Haverá
Longevidade de Vida (Is.65:20;33:24).
IV. AS
RESSUREIÇÕES
A) Ensinada pelo Antigo Testamento (Jó
19:25-27; Sl.16:9-11;17:15; Is.26:19; Os.13:14; IIRs.4:32-35;13:20,21
IRs.17:17-24; Dn.12:2).
B) Ensinada pelo
Novo Testamento (Jo.5:21,28,29; IPe.1:3 At.26:8,22,23;23:6-8; Jo.6:39,40,44,54;
Lc.14:13,14;20:35,36; ICo.15:22,23; ITs.4:14-16; Fp.3:11; Ap.20:4-6,13,14;
Jo.11:41-44; Lc.7:12-15;8:41,42,49-56; Mt.27:52,53; Mt.28; Jo.20).
C) A Natureza da Ressurreição:
1) Universal
(Jo.5:28,29).
2) Dupla
(Dn.12:2; Ap.20:4,5).
a) A primeira
ressurreição: Em cinco etapas:
- Cristo: as
primícias (ICo.15:23a; Mt.27:52,53).
- Igreja:
pré-tribulacionista (talvez representada por Enoque Hb.11:5;ICo.15:23b;
ITs.4:13-15).
- Duas
testemunhas: mid-tribulacionista (Ap.11:11).
- Mártires da
grande tribulação e santos do Antigo Testamento: pós-tribulacionista (Dn.12:1;
Is.26:19; Ez.37:12-14; Ap.20:4).
- Salvos do
milênio: pós-milenista.
b) A segunda
ressurreição (Jo.5:29b; Ap.20:5a,12-14).
D)
Características do Corpo Ressuscitado:
1) Do Crente:
a) Identificado
com o corpo sepultado (Jó 19:25-27; Lc.24:31; At.7:55,56).
b) Semelhante ao
de Cristo (IJo.3:2).
c) Real
(Lc.24:39).
d) Livre de
limitações terrenas (Jo.20:19).
2) Do Incrédulo:
Mortal e corrupto (Mt.5:29;10:28; Ap.20:12,13;21:8; Gl.6:7,8).
V. OS
JULGAMENTOS:
A) O Juiz:
1) Deus
(Rm.1:32;2:2,3,5,6;14:12; Sl.9:7,8;96:13).
2) Cristo
(Rm.2:16;14:10-12; At.17:31; Jo.5:22,23,27; IICo.5:10; At.10:42; IITm.4:1).
3) Os Santos como
Auxiliares (Sl.149:9; Ap.2:26;3:21; ICo.6:2,3).
B) Natureza do
Julgamento:
1) Bema =
Tribunal (ICo.4:5; Ap.22:12; ICo.3:13-15; Jo.5:24; IICo.5:10).
2) Israel
(Sl.50:1-7; Is.1:2,24,26; Ez.20:30-44; Jl.3:2; Ml.3:1,17; Mt.25:31,32;
Zc.14:1,2).
3) Gentios (Sl.9:7,8;96:12,13;
Zc.14:1,2; Mt.25:31,32).
4) Besta e Falso
Profeta (Ap.19:20).
5) Anjos
(Mt.25:41; ICo.6:3; Jd.6; IIPe.2:4).
6) Satanás
(Ap.20:10).
7) Juízo Final =
Trono branco (Ap.20:5a,11; At.24:14; Jo.5:29; Ap.20:12,13,15;21:8;
ICo.4:5;15:28; Hb.9:27; Rm.2:5,6; Mt.12:36; IICo.5:10).
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