segunda-feira, 1 de julho de 2013

A MORTE - O HOMEM : MORTAL OU IMORTAL ?

A  MORTE - O HOMEM :  MORTAL OU IMORTAL ?

O estudo sobre o homem, a morte e “ o que “ vem depois dela, muito tem  despertado interesse de diversos teólogos, filósofos e curiosos. A estrutura humana tem sido objeto de muitas especulações. A grande maioria das religiões pregam a Imortalidade da Alma; não conseguem conceber a idéia de que : “ Morreu, acabou.“  Acham que tem que existir alguma coisa do outro lado da vida. Por séculos, a idéia do filósofo grego Platão foi difundida no meio religioso: o homem consiste em duas partes, a alma imortal, que habita em um corpo mortal, livrando-se dessa prisão no momento da morte. O conceito de vida após a morte jamais foi apresentado na parte hebraica ou grega da Bíblia. Originou-se com as antigas civilizações ( egípcios, babilônicos e romanos - baseados  no  paganismo);  a filosofia grega, também difundiu essa doutrina, e penetrou na Igreja Cristã no início do  séc. II.
Para os católicos, após a morte, a alma sai do corpo e vai para o céu, inferno ou purgatório. Para os protestantes, a alma só segue dois caminhos: o céu ou o inferno; e para os espíritas e espiritualistas, a alma reencarna em outro corpo para evoluir. Mas vejamos o que diz a Bíblia. Cremos que é a Inspirada Palavra de Deus e a maioria  das religiões que acreditam na imortalidade da alma baseiam-se na Bíblia para endossar essa doutrina; e se a Sagrada Escritura é utilizada, logicamente não há dúvida quanto a veracidade da mesma; nesse ponto somos unânimes: TODA a Bíblia é verdadeira! ( II Tim. 3: 16). Muitas vezes deixamos de acreditar no óbvio, que é a Palavra de Deus,  para darmos crédito ao absurdo, que são falácias escritas  por homens. Fiquemos com o : “Assim diz O Senhor “ :
           
A Bíblia é muito clara em dizer: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem  foi  feito alma  vivente “. Gên. 2: 7. O homem não passou a ter uma alma dentro dele, ele passou a ser uma alma vivente, isto é, um ser vivente, uma pessoa viva, resultante da união de dois elementos:    Pó da Terra ( boneco de barro )  +  Fôlego de Vida ( é a própria vida dada por Deus - é o que dá ao corpo a capacidade de pensar, raciocinar,   respirar )  =  ALMA VIVENTE ( Ser Vivo ). O corpo por si só não pode agir, sentir, chorar; e nem o fôlego isolado tem vida própria. Somente quando há a união do corpo com o fôlego de vida é que temos como resultado um ser vivo, pensante, com inteligência e sentimentos, que é a alma. Podemos comparar à luz elétrica que é o resultado da união da lâmpada com a energia ou corrente elétrica que vem da fonte - a usina hidroelétrica. A lâmpada sozinha não ilumina, assim como a corrente elétrica  isolada não fornece luz.. A luz  só pode existir após a união dos dois elementos. Assim, o homem não tem uma alma, que sai na hora da morte. Ele é uma alma e no momento da morte, o fôlego volta a Deus e o homem passa a ser uma  “alma morta”, ou seja, pessoa morta,  que deixou de existir  ( perdeu o fôlego - a própria vida que Deus mantinha ) , restando apenas o pó.
A Bíblia  chama os animais de alma vivente. Gên. 1: 20, 24; 7: 21,22, Lev. 11: 10, 46, Apoc. 16: 3. Animais e homens são almas viventes, e quando morrem vão para o mesmo lugar. Ver Ecles. 3: 19-20. A Bíblia também diz que Jacó foi para o Egito com toda sua parentela, num total de 70 almas; Jacó não foi com 70 fantasmas vagantes atrás dele Gên. 46: 27.  Quando lemos: “Minha alma tem sede de justiça”, “minha alma clama ao Senhor” - significa:  eu tenho sede..., eu clamo... A alma come, jejua e engorda ( Luc. 12: 19, sal. 69: 10, Prov. 11: 25 ) - porque é a própria pessoa viva. A alma trabalha e tem preguiça ( Isa. 53: 11, Prov. 13: 4 ). Josué matou almas à espada ( Jos. 10: 30, 35, 39 ). A alma ( pessoa) de Jesus esteve no inferno ( sepultura) por 3 dias, mas resssuscitou ( Sal. 16: 10 ). Alma = Pessoa. Se o homem tivesse em si inerente uma imortalidade, não teria havido necessidade de Cristo vir morrer para trazer-nos o que já tínhamos. Isso é lógico!  Seu sacrifício na Cruz, para nos dar a vida eterna, não foi em vão! Nós somos MORTAIS!   ( Isa. 51: 12 ) . A palavra Alma é usada na Bíblia para qualquer ser animado, seja humano ou animal, ao passo que Espírito é o princípio universal que comunica vida proveniente do Criador.
No tocante ao fôlego, não há diferença entre os homens e os animais - Sal. 150: 6. Ambos respiram, vivem e morrem. A única diferença é que o homem é racional.

É a alma imortal ?

n Ezeq. 18: 4, 20 - “A alma que pecar, essa morrerá.
n Gên. 2: 17, 3: 4 - “ Deus disse: ... no dia em que dela comeres,   certamente morrerás! E Satanás disse: ... certamente não morrerás! Ele lançou uma grande mentira, utilizando quase que as mesmas palavras que Deus usou; e hoje a maior parte da cristandade continua dando ouvidos a essa mesma voz, crendo na mesma mentira - certamente não morrerás! A morte entrou no mundo porque o homem pecou, desobedecendo a Lei de Deus. Ver I João 3: 4,  Rom. 5: 12, Rom. 6: 23. O homem possuía imortalidade condicional à  sua obediência, tendo acesso ao fruto da árvore da vida. Ele não tinha imortalidade própria; por isso, quando pecou, foi-lhe vedado o acesso a essa árvore e passou a ser mortal. Gên. 3: 22-24. Apoc.12: 9. Desde o início, o homem quis  para si os atributos divinos, desejando ser igual a Deus. Mas a criatura nunca poderá tornar-se igual ao Criador.  O grande pecado de Lúcifer foi querer ser semelhante a Deus ( Isa 14: 12-15, Ezeq.  28: 12-12, Luc. 10: 18 ). Deus nos adverte que os Seus pensamentos não são iguais aos nossos pensamentos ( Isa 55: 8-9 ).

n Rom. 8: 11 - “Cristo vivificará ( na Sua vinda ) vossos corpos mortais.”
n II Cor. 15: 54 - “...isto que é mortal se revista de imortalidade.” ( na Vinda de Cristo )
n E mais: Sal. 8: 4, II Cor. 4: 11 e 5: 4. A mortalidade da alma é inerente ao ser humano; e terá vida eterna ( imortalidade), somente quando Cristo voltar a esse planeta para buscar Seus remidos.
n A Bíblia fala de um ÚNICO SER IMORTAL :  D E U S
I Tim. 1: 17 e 6: 16 - “ ... Ora, ao Rei dos séculos, imortal ... Aquele que tem Ele só,                                                                a imortalidade ...” Se só Deus é imortal, evidentemente suas criaturas são mortais.

O que acontece com o homem quando ele morre?

n Ecles. 12: 7 -  “ o corpo volta ao pó como era e o espírito retorna à Deus que o deu “
n Gên. 3: 19 - “...porquanto és pó e em pó te tornarás “
n Sal. 104: 29 - “... se lhes tiras a respiração, morrem e voltam para o seu pó. “
          O homem deixa de existir. O “espírito” volta a Deus consciente, vivo, pensando, louvando ou inconsciente, inativo e inerte ?
n Ecles. 9: 2-6, 10- “... os mortos não sabem de coisa alguma ...sua memória ficou                                     entregue ao esquecimento ...o seu amor, seu ódio e sua inveja já pereceram...na sepultura não há obra, nem sabedoria alguma. “  Todo sentimento perece.
n Sal. 146: 4 - “ sai-lhes o espírito e eles tornam à terra: naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos “
n Jó 3: 13- 22 - “ ...na morte cessam e repousam os maus, os bons, os grandes e pequenos...
n Jó 7: 8-10 - “ ... aquele que desce à sepultura não tornará a subir...nunca mais tornará à sua casa...”
n Jó 14: 10-14 -  “... morto o homem e rendendo o espírito, então onde está? O homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará de seu SONO...morrendo o homem porventura tornará a viver? “
n Jó 17: 13, 16 -  “ ...se eu olhar a sepultura como minha casa...descerá  até o Sheol quando no pó teremos descanso “
n Jó 19: 25-26 - “ ...porque eu sei que o meu Redentor vive... e depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.” Aqui Jó fala de RESSURREIÇÃO!
n Jó 34: 14-15 - “ ... e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego...toda carne expiraria e o homem voltaria para o pó”
n Sal. 6: 5 - “ ...na morte não há lembrança de Ti e no sepulcro quem te louvará?”
n Sal. 16: 10 - “...pois não deixará a minha alma no inferno...”  ( Inferno em Hebraico:  Sheol = sepultura) - Ver Atos 2: 27 ( grego: Hades = sepultura )
n Sal. 30: 9 - “... porventura Te louvará o pó? “
n Sal. 31: 17 - “...emudeçam na sepultura”
n Sal. 88: 10-12 - “...mostrarás as Tuas maravilhas aos mortos? Os mortos se levantarão e Te louvarão?
n Sal. 115: 17 - “ ... os mortos não louvam ao Senhor...”
n Ïsa 38: 18-19 - “... não pode louvar-Te a sepultura, nem a morte glorificar-Te: nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova...Os vivos, os vivos, esses Te louvam...”
n Tiago 2: 2: 26 - “ ...o corpo sem o espírito está morto...”
        
A Bíblia é muito clara em afirmar que na morte todo sentimento desaparece; o corpo vai para a sepultura ( Sheol ou Hades ) e o fôlego retorna a Deus. Não há um ser vagante e pensante à procura de um corpo para reencarnar; não há um ser pensante louvando a Deus no céu, com harpas e trombetas ( somente os vivos podem louvar a Deus); não há um ser agonizando vivo no fogo do tormento eterno. A palavra inferno, de acordo com o hebraico ou grego significa SEPULTURA e não lugar de aflição eterna. A JUSTIÇA de Deus não tortura o homem, mas o destruirá para sempre, com a morte eterna, somente  se rejeitar a salvação em Cristo.
Muitos poderiam dizer: “ Perece o corpo, a alma não! “   Aí eu pergunto: Onde está a sede do amor, inveja e ódio; no corpo ou na alma? Provavelmente responderão: na alma ou no espírito. Leia novamente o que a Bíblia diz em Ecles. 9: 6 e Sal. 146: 4 - todo sentimento perece.
A expressão fôlego de vida é empregada como: alento, sopro e espírito ( Jó 27: 3, 14: 10-12 ), respiração e espírito ( Sal. 104: 29, 146: 4 ), fôlego e espírito  ( Ecles. 3: 19, 12: 7 ), vapor ( Tiago 4: 14 ) , sopro e espírito ( Êxo. 15: 8, Gên. 7: 22 ).

A MORTE é comparada a um SONO. A Bíblia chama a morte de sono cerca de 54 vezes:

n João 11: 11- 13  - “... Lázaro dorme...mas vou despertá-lo do sono...”
n João 11: 14 - “... Lázaro está morto...”
n João 11: 17 - “ ... já estava 4 dias na sepultura...”
n João 11: 39 - “...já cheirava mal...”
n João 11 : 43 - “... Lázaro, sai para fora.”   Ele não disse: Lázaro desça do céu!
Lázaro NÃO sofreu catalepsia ou qualquer outro distúrbio mental ou do sono; ele literalmente morreu e ressuscitou!
Ver também outros versículos que comparam a morte ao sono; pois todos serão despertados: ou para  receber a vida eterna ou para a morte eterna: João 5: 28-29, Atos 24: 15.
n Dan. 12: 2 - “ ... e muitos dos que dormem  no pó da terra ressuscitarão. “
n Mat. 27:52 - “ E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados”. Se ressuscitaram é porque estavam mortos! Ué!?! Se eram santos porque teriam que ressuscitar? Já não estavam gozando das bem-aventuranças celestiais? Claro que não! Eles estavam dormindo na sepultura e foram despertados para a ressurreição! OBS: ser “  santo “  significa separado, consagrado a Deus, fiel cristão. Nada tem a ver com a idéia católica de um homem bom que morreu e foi para o céu, canonizado pelo Papa e que  hoje intercede por nós, pecadores na Terra, quando oramos para ele ( S. Pedro, S. Antônio, S. Francisco, padrinho padre Cícero, Nossa senhora daqui ou acolá, etc, etc, etc). Até Maria, mãe de Jesus encontra-se HOJE, no PÓ DA TERRA, aguardando a bem-aventurada volta do seu Salvador para buscá-la, como os demais remidos.
n I Reis 2: 10, Sal 14: 12, Sal. 17: 15, Mat. 9: 24, Mar. 5: 39,Luc. 8: 52, Atos 7: 60, Atos 13: 36, I Cor. 15: 6, 18, 20, 51,52; I Tess. 4: 13-15, II Ped. 3: 4.
           
           
Como entender quando a Bíblia fala de Corpo, Alma e Espírito?

Muitos admitem que o homem tem duas naturezas ( teoria dicotomista ): corpo e alma; outros acreditam que tenha também o espírito ( tricotomista ). Mas a Bíblia ensina que o homem é resultado de 2 elementos: pó ( corpo ) + fôlego ou espírito resultando em alma vivente ( ser vivo, pensante). Há 754 referências à ALMA, no Velho Testamento e 105, no Novo Testamento e em nenhuma delas diz ser imortal ou viver dentro do corpo:

n ALMA, do hebraico NEPHESH, e do grego PSYCHÉ , significa:

    ALMA com conotação de VIDA:
·      Lev. 17: 11 - “Porque a alma ( vida ) da carne está no sangue”
·      Lev. 17: 14 -  “... o se sangue é pela sua alma ( vida ) “
·      Atos 20: 10 - “...não vos perturbeis, que sua alma ( vida ) está nele”
·      João 10: 11 -  “ O Bom Pastor dá a vida ( psyché ) pelas ovelhas”
·      Gên. 9: 4-5, I Reis 19: 14, Jó 6: 11, Mat. 11: 29, Mat. 16: 26, Mar. 3: 4, Mar. 8: 37, Luc. 12: 20,  Rom. 11: 3, II Cor. 12: 15, Fil. 2: 30,  Heb. 10: 39, etc.

   ALMA com conotação de PESSOA:
·      Gên.46: 27 - “... e os filhos de José eram duas almas ( pessoas). Todas as almas( pessoas) da casa de Jacó...foram setenta”
·      Lev. 17: 12 - “Nenhuma alma (pessoa) de entre vós comerá sangue”
·      Atos 7: 14 - “... sua parentela era de setenta e cinco almas ( pessoas) “
·      Atos 2: 41 - “... agregaram-se quase três mil almas ( pessoas)”
·      Atos 27: 37 - “ ...e éramos ... 276 almas (pessoas)”
·      Gên 36: 6, 46: 15, 18, 22, 25, 26; Lev. 17: 10, Sal. 109: 20, Prov. 11: 30, Jer. 52: 29, 30, Ezeq. 13: 18-20, 18: 4 e 20; Atos 3: 23, Rom. 2: 9, Apoc. 16: 3 .

ALMA com conotação de CORAÇÃO:
·      Gên. 34: 3 - “... e apegou-se a sua alma ( coração) com  Diná ...”
·      I Sam. 20: 17 - “...o amava ... com todo o amor de sua alma ( coração ) “
·      Atos 2: 43 - “ Em toda a alma ( coração)  havia temor “
·      Sal. 42: 5, Cant. 3: 4, Ecles. 6: 2, Miq. 7: 3, Mar. 14: 34, Luc. 1: 46, 2: 35, João 10: 24, Atos 14: 2, I Tess. 5: 23,  Efés. 6: 6,  etc.

Seja qual for a forma de expressão usada pelos escritores bíblicos,  não se pode negar que ALMA é o homem, o ser vivo, a pessoa humana.

n A palavra ESPÍRITO em hebraico é RUACH ou NESHAMAH( 377 vezes no VT) e em grego é PNEUMA ( 220 vezes no NT ) e significa:

ESPÍRITO com conotação de PENSAMENTO, SENTIMENTO, CARÁTER, ÍNDOLE - Faculdades Morais:
·      Sal. 51: 10 - “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito       ( caráter ) reto “
·      Luc. 1: 17 - “E irá diante dele no espírito ( caráter ) de Elias ... “.   Dizer que esse versículo advoga a doutrina da reencarnação ( João Batista seria a reencarnação do profeta Elias)  é um absurdo; mostra total desconhecimento do  grego e do restante das Escrituras Sagradas,  no tocante a morte e a história dos profetas bíblicos.
·      I Cor. 4: 21 - “ ... irei... com amor e espírito ( sentimento ) de mansidão”
·      Fil. 1: 27 - “ ... vós que estais num mesmo espírito ( pensamento), combatendo ... pela fé do evangelho” 
·      II Tess 2: 2, Rom. 1:9, 7: 6. I Sam: 1: 15.

ESPÍRITO com conotação de SABEDORIA - DISCERNIMENTO - RACIOCÍNIO, CONHECIMENTO:
·      Luc. 1: 80 - “ E o Menino crescia, e se robustecia em espírito ( conhecimento) “
·      Mat. 5: 3 - “Bem aventurados os pobres de espírito ( raciocínio), porque deles é o Reino dos Céus “
·      Êxo. 31: 3, Núm. 14: 24

ESPÍRITO com conotação de ÂNIMO E ALEGRIA:
·      Gên 45: 27 - “ ... reviveu o espírito ( ânimo) de Jacó”
·      Jó 17: 1 - “ O meu espírito ( energia, ânimo) se vai consumindo “
·      Sal. 143: 7 - “ ... o meu espírito (ânimo) desfalece”
·      Juíz. 15: 19 - “ ... e saiu dela água; e bebeu, e o seu espírito ( ânimo ) tornou, e reviveu”
·      I Sam 30: 12, Prov. 15: 13, 17: 22, Ezeq. 18: 31, Dan. 7: 15, Ageu 1: 14

ESPÍRITO com conotação de FÔLEGO - RESPIRAÇÃO - SOPRO:
·      Gên 7: 15 - “ ... e de toda a carne, em que havia espírito ( fôlego) de vida, entraram ...na Arca”
·      Jó 14: 10 - “ ...rendendo o homem o espírito ( fôlego), então onde está ? “
·      Ecles. 12: 7 - “ E o pó volte à terra como era, e o espírito ( fôlego) volte a Deus, que o deu”
·      Luc. 8: 55 - “ E o seu espírito ( fôlego, respiração ) voltou, e ela logo se levantou”. A Bíblia está claramente falando de ressurreição e não de reencarnação.
·      Gên 8: 1, Jó 27: 3, Ezeq. 11: 5, 37: 5,  Apoc. 11: 11, Juízes 15: 19.

ESPÏRITO com conotação de VIDA:
·      Jó 12: 10 - “ Que está na sua mão a alma ( vida ) de tudo quanto vive; e o espírito ( vida ) de toda carne humana “
·      Apoc. 13: 15 - “ E foi-lhe concedido que desse espírito ( vida ) à imagem da besta “
·      Sal. 146: 4 .

ESPÍRITO com conotação de ANJO:
·      Atos 8: 26 - comparar com Atos 8: 29, Heb. 1: 13-14

ESPÍRITO como PODER DIVINO  - ESPÏRITO DE DEUS:
·      Gên. 1: 2, Isa. 44: 3, 61: 1, 63: 10,  I Cor. 6: 19 e mais 301 textos.

Das 283 passagens bíblicas sobre ESPÍRITO, excetuando as 305 referentes a PODER DIVINO, nada há indicativo de que sai de dentro do homem algo que tenha forma e se identifique como um ser - vaporoso, translúcido, etéreo, reluzente, fantasmagórico. Não há uma forma abstrata que sobreviva à matéria . Só Deus é IMORTAL. I Tim 1: 17, 6: 16 . Não há autoridade bíblica que confirme a idéia de que algo desencarna, reencarna, purifica por gradação etc. Não há dentro do homem dois seres.


·      Em Isa. 11: 2 , diz: “E repousará sobre Ele, o ESPÏRITO do Senhor; o ESPÍRITO de sabedoria, e de inteligência, o ESPÍRITO de conselho e de fortaleza, e o ESPÍRITO de conhecimento e de temor do Senhor”.
Como podemos observar, muitas vezes são usadas expressões metafóricas, e outras figuras de linguagem. Jamais podemos confundir ESPÍRITO com  uma personalidade, pois teríamos que admitir que sobre a pessoa repousariam, de uma só vez, quatro espíritos. E se fossem “reencarnados” que briga seria  entre os quatro, pela posse de um único corpo ! ! !
Alguns empregam alguns versículos isolados para darem crédito à imortalidade da alma :
·      I Reis 17: 22 - “ ... e a alma ( vida - fôlego ) do menino tornou a entrar nele”  A alma que “Saiu”  do menino é a centelha de vida - fôlego.
·      Gên. 35: 17 - 18 - “ ... e tendo Raquel trabalho em seu parto, saindo-se-lhe a alma         ( vida, sangue)  “ - porque morreu. Ela teve hemorragia pós parto perdendo todo o sangue ( alma - vida ) e morreu - Ver Lev. 17: 11, 14.
·      I Cor. 5: 5 - “ ... para que o espírito ( caráter) seja salvo no dia do Senhor. “ Esta era uma mensagem para a complicada Igreja de Corinto. Paulo não estava dizendo que o corpo ia para Satanás e o espírito para Deus . Paulo queria dizer que na ressurreição, quando Cristo voltar, Deus vai restituir ao homem que está no pó, o seu fôlego, o seu caráter, devolvendo-lhe a vida num corpo glorificado.
·      Luc. 1: 17 - “  E irá diante dele no espírito de Elias ... com o fim de preparar ao Senhor “
     Alegar que este texto financia a existência de um espírito que pode sair da pessoa é o máximo da falta de compreensão bíblica! Que “ espírito” seria já que Elias não morreu? Poderia o espírito de um vivo entrar em outro vivo? Ver II Reis 2 . A vinda do Elias era uma profecia ( Mal. 4: 5 ) e se cumpriu em João Batista, primo de Jesus. Ele deveria efetuar a mesma obra que Elias realizou: uma reforma espiritual preparando o caminho do Senhor ( Mat. 17: 10-13 ) . Outro fato interessante é que  Jesus aparece no Monte da transfiguração com Moisés e com Elias ( Mat. 17: 1-13, Mar. 9: 2: 13 ). Como que João Batista  poderia ser Elias, se o próprio Elias aparece ( VIVO) para os discípulos? Será que após João Batista morrer decapitado o seu espírito voltou a ser o Elias?!? Se ele reencarnou em João para evoluir, que retrocesso o seu espírito teve, não é???
·      I Tess. 5: 23 - “ ... e todo vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados, irrepreensíveis, para a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo “ . Esta expressão tricotômica é uma forma redundante e enfática de definir a personalidade integral do homem - expressão global - Paulo desejava que todas as faculdades morais,  intelectuais, espirituais, e o próprio corpo estivessem totalmente preparados para o breve encontro com Cristo.
·      Heb. 4: 12 - “ ... A Palavra de Deus ... penetra até a divisão da alma e do espírito, nas juntas e na medula...”  Mais uma vez, Paulo usa uma expressão enfática, e redundante - todo o ser. Ele quis dizer que a Bíblia, quando examinada por um coração sincero, penetra até os recôndidos de seu ser.
·      Mat. 10: 28 - “ e não temais os que matam o corpo ( matéria), e não podem matar a alma ( vida ); temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma ( vida) e o corpo” . Jesus não deixa dúvida de que tudo vai acabar - perecer. Ele diz que a alma perece; e se isso acontece, ela não vai ser imortal e nem vai ficar ardendo em fogo eternamente. Jesus disse que os discípulos não deveriam temer seus perseguidores, que no máximo poderiam tirar-lhes a vida terrestre, mas ninguém poderia  impedir a Deus de ressuscitá- los para a vida eterna. Quem tem a vida nas mãos é Deus.  O ímpio será destruído para sempre. Deus pode fazê-lo desaparecer por completo ( deixar de existir), não devolvendo-lhe o fôlego. Obs.: lembrar que  inferno significa sepultura!  Os ímpios da Idade Média mataram os corpos dos cristãos nas bocas dos leões e fogueiras, mas não apagaram a esperança que eles tinham de ter VIDA novamente quando ressuscitarem com a Vinda de Cristo.
Enquanto a alma vivente respirar, estará viva; mas quando pára, torna-se alma morta - deixa de existir.  ( Sal. 104: 29, Ecles. 12: 7 , Tiago 2: 26, Sal 146: 4, Ecles. 9: 6.). O que faz viver o corpo é o fôlego de vida emprestado e mantido por Deus a todos seres viventes.  É o espírito ( fôlego) que mantém o corpo vivo. Quando sai do homem, na hora da morte, vai para Deus e será devolvido somente na RESSURREIÇÃO, quando Cristo voltar. Ver Ezeq. 37: 9, 10; Rom. 2: 7,8, I Cor. 15: 20-26, 21-54; I Tess. 4: 13-17. Aquele que tem o Filho tem a vida ( eterna) - I João 5: 12.  O homem não pode reter seu fôlego. Cristo e Estévão, ao expirarem, pediram a Deus que lhes recebesse o fôlego.
A doutrina evangélica diz que o homem  bom quando morre vai para o céu, e o mau vai para o inferno. Quem vai receber o castigo ou o galardão: o corpo a alma ou o espírito? Se o bom vai logo para a Glória, eu pergunto: por que chorar no velório? Por que temer a morte? Quem não gostaria de logo subir?
Eles crêem que a alma é um ser vivo que mora dentro do corpo. E se é a alma que peca, só ela iria para o inferno e o corpo e o espírito, então, iriam para o céu?!? Que confusão! Para eles a recompensa precede o juízo. Irmãos,  não compliquemos o que a Palavra deixou tão clara: ALMA é o homem completo! Não é nada que reside dentro dele. Os evangélicos  acreditam que os ímpios ficarão ardendo no fogo eterno, isolando os versículos Mat. 25: 46,, Mar. 9: 43, 46, Mat. 25: 41. O fogo é eterno enquanto tiver matéria para queimar. Judas 7 fala que Sodoma e Gomorra sofreram a pena do fogo eterno. Essas cidades estão queimando até hoje? Claro que não! A Bíblia fala de MORTE ETERNA, destruição total dos ímpios no juízo final. Ver Apoc. 20: 9, 10, 14 ; Mal. 4: 1- 3. Isa. 25: 8. Os espíritas não acreditam no inferno com o fogo eterno; pois  isso não afina com o caráter de Deus. Neste ponto concordamos plenamente com eles, pois  o nosso Criador não tem prazer na morte do ímpio ( Ezeq. 33: 11 ). Deixar o homem torrar no fogo eternamente seria muito sarcástico.
Vejamos algumas passagens bíblicas que quando lidas sem o devido cuidado podem gerar dúvidas:
1.    Fil. 1: 23 - “... Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo o desejo de partir  e estar com  Cristo, porque isto é ainda muito melhor”. Este texto de Paulo é um forte pilar para a crença de que o galardão é dado imediatamente após a morte. Cuidado! Isolar o versículo é perigoso! Paulo ter desejo de partir é uma coisa, mas chegar ao céu no mesmo dia é bem diferente. Entre PARTIR e ESTAR há uma distância de tempo muito grande. Na verdade,  se possível fosse,  Paulo desejaria até mesmo ser trasladado vivo,  para estar logo com seu Amado Salvador. Estar com Cristo é o anelo de todo cristão; mas não foi possível para Paulo; ele teve que passar pelo sono da morte. Porque temos certeza de que Paulo não cria que o bom vai direto ao céu no momento da morte? Paulo partiu ( morreu) tendo sua cabeça decepada na guilhotina, mas quando chegará ao céu? Ele mesmo responde:
·      II Tim. 4: 8 - “... a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que amarem a Sua vinda. “ Paulo tinha a certeza que receberá a coroa da vitória,  no dia da Vinda de Cristo, quando ressuscitar.
·      I Cor. 15: 23 - “...Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na Sua vinda. “
·      I Cor. 15: 52-54 - “ ... a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados...” É claro que Paulo sabia que o dia da sua partida era o dia da sua morte, mas o dia de encontrar com Jesus será o dia da sua ressurreição!
·      Fil. 3: 11 - “ ... Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dos mortos . “
·      O próprio Davi, servo de Deus, morreu e não foi para o céu. Ver Atos 2: 29- 34.

2.   Luc. 23: 42-43 - “ ...em verdade te digo hoje estarás comigo no Paraíso” .
Quando foi para o Céu  Dimas, o bom ladrão?
Quando a Bíblia foi escrita não existiam nem a divisão em capítulos e versículos,  nem as divisões das palavras, e nem os sinais de pontuação. No séc. III Ammonio de Alexandria dividiu os evangelhos em seções curtas para facilitar o estudo comparado. A divisão atual em capítulos foi feita por Hugo de Sancher no Séc. IX. O texto original em grego não tinha vírgula. Muitos colocam uma vírgula no lugar inadequado para corroborar com a doutrina de que o bom vai imediatamente ao Paraíso. A pontuação é tão importante que apenas uma vírgula muda completamente o sentido do texto, podendo até mesmo precipitar uma guerra!  Houve uma rebelião numa cidade e o soldado comunicou a revolta ao seu superior, dizendo:  devo fazer fogo ou poupar a cidade? A resposta foi: Fogo não, poupe a cidade! Mas o funcionário do correio trocou a vírgula no telegrama de resposta e escreveu:  Fogo, não poupe a cidade ! A cidade foi totalmente arrasada.
Qual é então a versão certa? Qual seria o lugar certo da vírgula?
“ em verdade te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” ou
“ em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso “ ?
Se eu disser que é a primeira, com certeza estarei afirmando que o ladrão foi com Cristo para o Céu naquele mesmo dia da Sua morte, na Sexta- feira. Vamos ver o que a própria Bíblia diz a respeito deste fato:
·      Em João 20: 17 diz que JESUS não subiu ao Céu naquele dia . No primeiro dia da semana ( domingo) Jesus ressuscita e aparece para Maria Madalena e diz: “ Não me toques, porque ainda não subi para o Meu Pai. “  Ora,  se no domingo Jesus ainda não tinha subido para o Pai, como que na sexta-feira Ele teria ido com o bom ladrão para o Céu??? Ou será que o Paraíso é a sepultura, onde Ele esteve três dias?
·      Em João 19: 31-33, vemos também que nem mesmo o ladrão morreu naquele dia da crucifixão, porque os condenados de cruz demoravam muito para morrer, as vezes até uma semana, sendo necessário quebrar-lhes as pernas para apressar a morte, pois o pôr do sol já se aproximava e era grande o dia de Sábado.  Jesus havia morrido rapidamente ( em 6 horas), pois sofreu a angústia de levar sobre Ele todos os pecados de TODA a humanidade, tendo o seu coração literalmente partido! Como poderia estar o ladrão com Jesus no Paraíso no mesmo dia ( hoje), estando Jesus morto e ele vivo ? É lógico que a vírgula foi colocada em lugar errado. O que Jesus quis dizer foi:  “  Em verdade te digo HOJE: estarás comigo no Paraíso. Esta verdade estou te dizendo agora, pode ter certeza! É uma expressão de retórica para reforçar a veracidade e certeza do cumprimento da promessa ao ladrão arrependido. Ele estaria no Paraíso quando? Quando Jesus Cristo voltar a esta Terra com poder e grande glória! Ver : II Tim. 4: 8, Jó 19: 25-26, Sal. 17: 15, Mat. 25: 31-34, João 14: 1-3. O ladrão disse: lembre-se de mim quando vieres no Teu Reino! O Reino de Deus só vai ser estabelecido após a Segunda Vinda de Cristo ( Apoc. 11: 19, Dan. 2: 44, 7: 27 ) .
·      Mat. 11: 25 !!!!!!

3.   Luc. 16: 19-31 - “A parábola do rico e do Lázaro”. Na época de Cristo muitos criam num estado consciente entre a morte e a ressurreição e num inferno ardente,  como herança de contatos com povos pagãos. Esta parábola contava a estória de um mendigo que morreu e foi para o céu( seio de Abraão)  e de um rico que foi para o inferno;  e eles se comunicavam e se viam! Vamos tecer algumas considerações:
·      Jesus não falou que o rico era mau, mas que somente era rico. Ser rico não é pecado para lançá-lo no fogo do inferno ( Abraão, Jó,  Salomão,  Nicodemos e José de Arimatéia eram ricos ).
·      Jesus também não disse que o mendigo era justo. Mendicância não leva ninguém ao céu; pelo contrário - Sal. 37: 25.
·      O relato diz que o mendigo foi para o seio de Abraão. Será que Abraão tem um peito tão grande que cabem nele todos os justos mortos ? Se analisar a parábola ao pé da letra para dar crédito a doutrina do céu e inferno, também tem que literalmente afirmar que o seio de Abraão era muito grande! ( Tudo então, deve ser literal). Os pobres e mendigos que morreram antes de Abraão,  para que seio foram?!? O próprio Abraão, amigo de Deus, quando morreu foi para o seio dele mesmo? Como podemos ver, irmãos, não podemos interpretar uma parábola literalmente. Fica difícil, não é?
·      De acordo com o relato, o céu era pertinho do inferno. Estava você tocando harpa para Deus e de repente você ouve um gemido de tortura pelo fogo: era um parente seu que estava em agonia, pedindo que refrescasse sua boca com um pouco d’água. Ah! É insuportável crer numa coisa dessas!
·      Os que dizem,  baseados na parábola, que a alma é imortal não pararam para atentar o seguinte: que “alma” é essa que tem dedos, língua, olhos, sede, voz, ouvidos?!?
·      Outro fato interessante é que nesse suposto céu, para onde foi o mendigo não tinha Deus, nem Jesus, nem anjos...

Muitos crêem que o que Jesus falou  foi real, literal, a fim de  darem crédito à doutrina do céu e do inferno. Não se pode criar uma doutrina baseada em parábola, pois ela é uma ficção. Temos que ter o cuidado de não trazermos um significado para a parábola, em vez de extrair dela o significado. Jesus falava por parábolas para ensinar uma lição. Mar. 4:  33-34, Mat. 13: 13-15, Mat. 13: 34-35. Como o próprio nome diz , parábola é uma alegoria, ilustração, figura utilizada para expressar uma idéia. Ela não pode ser levada ao pé da letra. Por exemplo: o livro de Juízes fala da parábola de Jotão, e nela as árvores falam! Você crê que árvore fala? Claro que não!
O que a parábola do rico e do Lázaro quis ensinar é que os judeus orgulhosos,  se julgavam donos da verdade e dos favores de Deus e os gentios eram desprezados e  considerados imundos pelos judeus. Jesus queria combater a avareza. Cristo veio trazer a salvação à TODOS que desejarem. Os gentios também alcançaram essa redenção. I Ped. 2: 9-10, Atos 13: 46-49, Atos 11: 1. O que a parábola quis mostrar é que o homem determina seu destino nesta vida; após a morte ninguém pode mudar. De modo algum a parábola quis endossar a doutrina do céu e inferno, porque não poderia contradizer  a própria Bíblia: Mat. 16: 27, 25: 31-43,    João 5: 28-29, 3: 16,  I Cor. 15: 51-55, I Tess. 4: 16-17, Apoc. 22: 12.

4.   I Sam. 28: 3-20 - Diz que Samuel estava morto. Deus não se comunicava mais com Saul. Somente a feiticeira viu deuses que sobem da terra; e viu um ancião subindo. Saul não viu coisa alguma, mas deduziu que fosse Samuel. O interessante é que a presente aparição “ subia”, e por que não “ descia”  ?  Sendo Samuel um profeta de Deus, uma pessoa boa, deveria descer “ do céu” e não subir do inferno ou sepultura. Seja o que for que “ apareceu” , nada tem a ver com Deus, pois Ele não se comunicava mais com Saul, em nenhuma forma. O que tudo indica é que temos aqui uma sessão espírita, onde o próprio Satanás personificou a Samuel. Este tipo de coisas foi completamente condenado por Deus ( Deut. 18: 9-14, Isa. 8: 19-20 ), e o próprio Saul, em anos anteriores havia erradicado de Israel os médiuns e adivinhos.

5.   I Pedro 3: 18-20 e 4: 6 - Cristo morreu uma vez,  mas reviveu ( ressuscitou - vivificado no espírito). Jesus está VIVO. Ele ressuscitou com corpo imortal, incorruptível, transformado, visível e palpável - Ver  I Cor. 15: 12, 20 - 22, 51-55, Luc. 24: 36-43; João 20: 26-29 . Como Deus, Jesus já existia antes de Sua encarnação na humanidade, e assim, através do Espírito Santo, Ele pregou “aos espíritos em prisão “, através do ministério de Noé ( durante 120 anos ). Na Bíblia, o termo espírito sempre é usado em relação a seres vivos. Logicamente, espíritos em prisão não significa pessoas mortas em algum lugar, tendo uma segunda oportunidade para se arrepender. A expressão significa prisão do pecado ( Ver Isa. 42: 7, 61: 1 ). Jesus pregou através de Noé aos homens antediluvianos quando ESTAVAM VIVOS, mas não ouviram e só a família de Noé ( 8 pessoas ) se salvou do dilúvio. ( a Arqueologia comprova o dilúvio! ). No tempo de Noé o evangelho foi pregado àqueles que no tempo presente estão mortos! Os que ouviram e ouvem o evangelho e o aceitaram, voltarão a viver somente depois do julgamento e por ocasião da Segunda Vinda de Cristo ( II Cor. 5: 10, João 5: 28-29, Luc. 14: 14. ).

Pare e pense:
A teoria da recompensa imediata (na morte, os bons vão para o céu, e os maus vão para o inferno; ou os mortos reencarnam ) derruba por completo 3 doutrinas fundamentais da Bíblia:
·         A da ressurreição dos justos - I Cor. 15: 52-54, Fil. 3: 20-21, I Tim. 1: 10
·         A da Volta de Jesus à Terra - João 14: 1-3
·         A do Juízo ( julgamento de todos) - Atos 17: 31
Se todos já receberam o galardão antes do juízo, para que Jesus vai voltar? O que Ele vem fazer aqui? Se os bons já estão gozando das bem-aventuranças celestiais, Jesus vem buscar quem? Ué?!? Já não estão no céu?  Por que descerão para ressuscitar? Vamos supor que um homem bom morreu e foi para o céu, e depois, no julgamento percebeu-se que ele tinha um pecado escondido; tira-se a harpa da mão dele e joga-o no inferno, com um tridente na mão!  Coitado, passou tanto tempo no céu e agora vai arder, arder e arder! Se a recompensa ocorre na morte, precedendo o juízo, cancelada fica a ressurreição  e desnecessária torna-se a volta de Cristo!

O Que a Bíblia ensina?

·      Que os  que forem julgados justos, ressuscitarão na chamada primeira ressurreição que ocorrerá quando Cristo voltar - é necessário que o que é mortal se revista da imortalidade e o que é corruptível se revista da incorruptibilidade - I Cor. 15: 21, 23, 52-54, I Tess. 4: 13-16, Apoc. 20: 6, Luc. 14: 14, Sal. 17: 15, Mat. 16: 27, II Tim. 4: 8
·      Os que forem julgados ímpios, ressuscitarão na chamada segunda ressurreição, após 1000 anos , para receberem a morte eterna. - Apoc. 20: 5, Apoc. 20: 9-10, 14, João 5: 28-29, Atos 24: 15, Malaq. 4: 1-3 ( não sobrará do ímpio nem raiz, nem ramos).

·      Deus diz que ao homem está ordenado morrer uma só vez e após a morte aguardamos somente o juízo - Hebr. 9: 27. O homem não reencarna, reencarna, reencarna... Quem, então será julgado???? Atos 17: 30-31. A Bíblia ensina a ressurreição e não a reencarnação! Os nomes são parecidos, porém há um abismo entre eles. É preciso tomar cuidado para não cair nele!
·      A Bíblia condena as sessões espíritas, os feiticeiros, os que dizem consultar os mortos - Isa. 8: 19-20, Isa 47: 12-15, Lev. 19: 31, Deut. 18: 10-11
·      Devemos tomar cuidado com as ciladas do diabo. Satanás pode personificar um parente morto com toda astúcia e engano. O principal lema dele é divulgar a doutrina de que ele não existe;  e que é um conto de carochinha. E dizem:” ah!, o mal está dentro da cabeça de cada um! Ele não existe!”   Ele teve a ousadia de tentar o próprio Cristo! Paulo e os apóstolos nos advertiram: II Cor. 11: 13-15 ( Satanás se transforma em anjo de luz), Efés. 6:12 ( nossa luta não é contra a carne... mas contra as potestades do mal) , I Tim. 4: 1-2 ( nos últimos tempos muitos dariam ouvido a doutrinas de demônios), I Pedro 5: 8-9 ( o diabo anda bramando como leão, procurando a quem tragar ), Apoc. 12: 12 ( ai dos que habitam na terra, pois o diabo desceu até vós e tem grande ira ), II Cor. 4: 4 ( o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a luz da glória de Cristo ), Efés. 4: 27 ( não deis lugar ao diabo ), II Cor. 2: 10-11 ( ... para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis ),  I João 3: 8 ( quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio - e pecado é a transgressão da Lei de Deus - I João 3: 4), I João 4: 1-3 ( não creiais em qualquer espírito), Efés. 6: 11-17 ( ficais firmes contra as astutas ciladas do diabo ).Tiago 4: 7 ( sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós ) . Muitos preferem crer em Satanás que é homicida e mentiroso  ( João 8: 44 ) , em vez de crer em Deus, o Autor da Vida e da Verdade ( João 14: 6 ).


Quando enfim, o homem terá imortalidade e viverá eternamente com o seu Criador?

Esta é a bendita esperança de todo cristão. Por isso Cristo veio ao mundo morrer por cada um de nós. O homem pecou, transgrediu a Lei de Deus. A ele estava reservada somente a morte ( Rom. 6: 23 - Rom. 12: 5 ): morte eterna! Mas com incomensurável amor à humanidade( João 3: 16 ), o próprio Deus ( João 1: 1-14 ) coloca em ação o plano da redenção do homem: alto preço foi pago para nos resgatar da morte eterna ( I Cor. 6: 20, 7: 23 ) - Jesus Cristo  morreu em nosso lugar e ressuscitou! ( Isa 53: 4-12 ) ; Ele foi o Substituto aceito, para cumprir a exigência da santa Lei. Através do Seu sangue que foi derramado na cruz do Calvário, Jesus pôde nos dá a certeza da vida eterna  ( I João 5: 11-13; João 17: 2-3 ). Ele é o nosso Salvador e nos justifica pelos Seus  méritos ( Rom. 3: 23-28, II Tess. 2: 13, ú.p.), porque nossas justiças próprias são como trapo de imundície( Isa. 64: 6); nada merecemos, carecemos diariamente da misericórdia de Deus, ao perdoar os nossos pecados;  nada somos diante da grandiosidade do Criador do Universo, mas com infinito e terno amor Ele olha para Suas criaturas( Rom. 5: 8-10 ).
Por mais que tentemos buscar soluções para nossa vida, respostas para nossas dúvidas e anseios,  nada encontraremos longe de Deus; porque só em Cristo há Salvação ( Atos 4: 12, João 3: 18, Marc. 16: 16 ). E a base da Salvação é : arrependimento, confissão, pedir perdão e abandonar o pecado ( I João 1: 8-9, 2: 1-2 ); só Deus pode transformar nosso caráter. Tudo já foi feito por nós; só precisamos aceitar! Quando nos demorarmos a contemplar a cruz de Cristo, e  analisarmos a magnitude desse sacrifício de amor pela raça humana, nada mais vai nos impedir de tomar posse do que já é nosso: a VIDA ETERNA! A fé em Cristo é o que nos move até Ele e nos faz permanecer com  Ele. O mais importante de tudo é que Deus não nos compele a aceitá-LO; Ele nos dá o livre arbítrio de escolha e faz o convite: quem tem sede venha! ( Deut.30: 19, Jer. 21: 8,  João 4: 14, 7: 37-38, Apoc. 22: 17 ). Ele disse: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida ( João 14: 6 ).
Os que aceitaram a oferta de Cristo de Vida Eterna, a receberão por ocasião da Sua segunda vinda ! ( Mat. 16: 27 ) . Os que rejeitarem esta oportunidade ímpar, não poderão receber VIDA de nenhuma outra fonte. ( I João 5: 12, II Tim. 1: 10-12, Atos 17: 30-31 ).  A imortalidade será concedida aos salvos através da   RESSURREIÇÃO   ( Isa. 26: 19,  I Cor. 15: 20-23, 51-55; I Tess. 4: 13-17, João 5: 28-29 ). Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor!   Sua recompensa é certa! ( Apoc. 14: 13, Luc. 14: 14 ).

Amados irmãos, que Deus possa iluminar nossas mentes para compreendermos Sua Palavra e Seu propósito em nossas vidas ! Que possamos estudar o assunto da morte com toda seriedade e sinceridade, esquadrinhando  cada versículo ( Isa 8: 20). Não nos deixemos levar por qualquer vento de doutrina  II Tim. 4: 1-4, II Ped. 2: 1, Efés. 4: 14). Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte ( Prov. 14: 12 ). A Bíblia nos fornece preciosas gemas da VERDADE. A  Palavra de Deus é a VERDADE ( Salm. 119: 160, João 17: 17 ). Conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará!!!!  ( João 8: 31-32 ).






AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário